Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

200 anos de nascimento do Dr. Hermann Blumenau: representante da bisneta visita a cidade

 

 

Por Wieland Lickfeld

No dia 2 de setembro, Blumenau comemorou festivamente os 169 anos de sua fundação e os 200 anos do nascimento de seu fundador, o Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau. Ele nasceu em 26 de dezembro de 1819 em Hasselfelde, região do Harz, tendo sido o sexto e último filho de Karl Friedrich Blumenau e Christiane Sophie Kegel.

Estava confirmada, até meados de agosto, a vinda para os festejos da Sra. Jutta Blumenau-Niesel, bisneta do Dr. Blumenau, e do seu marido, o Dr. Hans-Joachim Niesel, atendendo a convite feito no início do ano pelo prefeito Mário Hildebrandt. Todavia, em 12 de agosto, duas semanas antes da viagem, esta teve que ser internada às pressas com problemas cardíacos e, por recomendação médica, viu-se forçada a cancelar sua vinda a Blumenau, que visitara pela última vez no ano 2000, quando o município comemorou 150 anos de fundação.

Lamentando profundamente a situação, não quis a Sra. Jutta Blumenau-Niesel deixar de contribuir com um evento tão importante para o município. Assim sendo, em 16 de agosto anunciou a vinda de uma pessoa que representaria a ela e ao seu marido: o Sr. Hans-Dieter Beuthan, vice-presidente executivo do Centro Empresarial e Científico Brasil-Alemanha (Wirtschafts- und WissenschaftsZentrum Brasilien-Deutschland e. V.), do qual a Sra. Jutta Blumenau-Niesel é a presidente. Ele é membro da Sociedade Cultural Blumenau – Alemanha (Blumenau-Gesellschaft e. V.), que também tem a Sra. Jutta à frente, e é amigo de longa data do casal Blumenau-Niesel. O Sr. Hans-Dieter Beuthan se relaciona com Blumenau desde 1986, quando visitou a cidade pela primeira vez na condição de Cônsul da República Democrática Alemã. Teve início ali uma estreita cooperação com o então Cônsul da República Federal da Alemanha, Sr. Hans Prayon.

O Centro Empresarial e Científico Brasil-Alemanha atua no desenvolvimento das relações entre os dois países com foco em empresas de médio porte, principalmente no setor econômico, mas também em outras áreas, como ciência, meio ambiente, cultura e esporte. Possui estreitos contatos com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e com universidades, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde mantém um acordo de cooperação com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), e a Universidade Regional de Blumenau (FURB). Ao longo dos anos também foram estabelecidas diversas parcerias com o município de Pomerode. Além disso, contribuiu, em estreita cooperação com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), com projetos bem-sucedidos no campo de transferência de tecnologia de biogás e de transformação de biogás para a qualidade do gás natural.

 

Entrega do presente enviado pela Sra. Jutta Blumenau-Niesel | Foto: Marcelo Martins/PMB

 

O Sr. Hans-Dieter Beuthan participou ativamente das comemorações do bicentenário do nascimento do Dr. Hermann Blumenau, cujo ponto alto foi o belo cerimonial realizado às 08 horas da manhã do dia 2 de setembro no Mausoléu Dr. Blumenau. Neste momento solene, dirigiu a todos os presentes uma saudação em nome da Sra. Jutta Blumenau-Niesel, na qual ela agradeceu pelo convite recebido e expressou sua tristeza pela impossibilidade de estar presente. Entregou ao prefeito Mário Hildebrandt o presente enviado por ela ao município, especialmente encomendado para a ocasião: uma réplica em gesso com acabamento dourado do histórico perfil em relevo do fundador do município que se encontra em dois monumentos que o homenageiam em Hasselfelde, sua cidade natal.

Na ocasião também foi entregue ao prefeito pelo Sr. Beuthan um quadro contendo uma placa com a qual o Centro Empresarial e Científico Brasil-Alemanha parabeniza o município de Blumenau pelo bicentenário do nascimento de seu fundador. Ainda durante a solenidade aconteceu o lançamento do selo e do carimbo comemorativo aos 200 anos do nascimento do Dr. Blumenau. O Sr. Beuthan teve o privilégio de obliterar o selo, tendo sido seguido por um restrito grupo de convidados, entre os quais estava o Sr. Marcos Schroeder, presidente do Instituto Histórico de Blumenau.

 

Depósito das flores no interior do Mausoléu Dr. Blumenau | Foto: Marcelo Martins/PMB.

 

Um momento emocionante da solenidade foi a colocação de flores, patrocinadas por diversas entidades, no interior do Mausoléu, junto ao local onde estão depositados os restos mortais do Dr. Blumenau e de alguns de seus familiares: a esposa Bertha, a filha Christine, o filho Otto, o neto Hermann e sua esposa Gertrud, estes últimos pais da Sra. Jutta Blumenau-Niesel. O Sr. Hans-Dieter Beuthan, acompanhado do Sr. Hans Prayon, depositou no Mausoléu as flores que foram providenciadas a pedido da Sra. Jutta.

Além das pessoas já citadas e de autoridades civis e militares, estiveram presentes à solenidade o Sr. Rodrigo Ramos, secretário de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau, a Sra. Sueli Petri, diretora do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, representantes da Assembleia Legislativa de SC, da Câmara de Vereadores de Blumenau, o Sr. Félix Theiss, ex-prefeito do município, a Sra. Susanne Klemz Adam, cônsul honorária da Alemanha, o Sr. Mauro Kirsten, cônsul honorário da Áustria, entre outros.

Findo o momento solene, o Sr. Hans-Dieter Beuthan se dirigiu ao palanque das autoridades para acompanhar o desfile comemorativo aos festejos. Por volta de meio dia, participou da cerimônia de inauguração da duplicação do trecho inicial da Rua Humberto de Campos e, à tarde, na Vila Itoupava, a convite do prefeito Mário Hildebrandt, deu início com este ao corte da cuca de 169 metros feita pela comunidade local em homenagem ao aniversário do município.

 

Recebimento da homenagem à Sra. Jutta Blumenau-Niesel | Foto: Wieland Lickfeld

 

Às 19 horas foi realizada, no Teatro Carlos Gomes, por iniciativa do deputado estadual Ismael dos Santos, a sessão solene da Assembleia Legislativa de SC em homenagem aos 200 anos do nascimento do Dr. Hermann Blumenau. Diversas pessoas e entidades de destaque foram homenageadas, entre elas a Sra. Jutta Blumenau-Niesel e o Instituto Histórico de Blumenau.

 

Fala durante a sessão solene da Assembleia Legislativa | Foto: Wieland Lickfeld

 

O Sr. Beuthan recebeu a homenagem em nome da Sra. Jutta e em seguida, também em seu nome, fez uso da palavra para saudar e se dirigir a todos os presentes. Enfatizou aspectos da história do município e da atuação do Centro Empresarial e Científico Brasil-Alemanha. Em suas palavras, o exemplo e o espírito empreendedor do Dr. Blumenau são um grande incentivo para o trabalho da entidade. Ao final agradeceu, em nome da Sra. Jutta, o convite e a honra com que foi distinguida.

No dia 3 de setembro o Sr. Hans-Dieter Beuthan cumpriu agenda protocolar em Pomerode, que incluiu a visita à Sra. Gladys Sievert, vice-prefeita do município, e à Drechslerschule, Oficina de Tornearia em Madeira de Pomerode, única escola de tornearia em madeira do Brasil. Trata-se de uma iniciativa cultural – com benefícios de ordem terapêutica – voltada à produção de artesanato em madeira, que surgiu com o apoio de entidades alemãs.

 

Plantio de muda de ipê junto ao Museu da Família Colonial | Foto: Wieland Lickfeld

 

Antes de sua partida de Blumenau, na manhã de 4 de setembro, o Sr. Beuthan participou, ainda no contexto dos festejos, do plantio de mudas de ipê roxo e amarelo no terreno adjacente ao Museu da Família Colonial, no qual se encontrava a casa do Dr. Blumenau, destruída pela grande enchente de 1880. Uma das mudas foi doada pelo Sr. Marcos Schroeder, em nome do Instituto Histórico de Blumenau. Em seguida participou da inauguração, no Museu da Família Colonial, de uma exposição temática sobre a vida e obra do Dr. Blumenau, criada a partir de documentos recentemente encontrados pela Sra. Sueli Petry no Arquivo Histórico de Wolfenbüttel (Alemanha), que abriga a maior parte do espólio do Dr. Blumenau, e pelo Sr. Rodrigo Ramos, no Museu Imperial de Petrópolis (RJ). A exposição traz o fundador para mais perto do visitante, pois permite conhecer aspectos da sua intimidade, suas angústias e frustrações. Torna-o ‘um de nós’, à medida que faz com que nos identifiquemos com ele em sua humanidade. Permitir que homem Hermann Blumenau ocupe seu verdadeiro lugar na história é preencher uma lacuna importante e fazer justiça ao valioso legado que nos deixou.

Ao se despedir, o Sr. Hans-Dieter Beuthan agradeceu a todos os presentes, em nome da Sra. Jutta Blumenau-Niesel, pelos esforços feitos no município para a preservação da memória do Dr. Hermann Blumenau.

Posts relacionados

Top