Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Arquivo Histórico de Blumenau digitaliza cerca de 900 documentos e escrituras coloniais

Documentos da colônia alemã e escrituras das terras registradas entre 1850 e 1884 já estão disponíveis para pesquisa no acervo online da Associação dos Amigos do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. A digitalização do material foi possível graças aos R$ 20 mil obtidos com o Prêmio Elisabete Anderle 2017, concedido pela Fundação Catarinense de Cultura. Os documentos podem ser acessados pelo site.

 

 

O projeto teve início em janeiro de 2017, sendo finalizado em dezembro deste ano. O trabalho de digitalização envolveu a bibliotecária Rita Barcelos e o historiador Guilherme Rezende. Com os recursos do prêmio, também foram possíveis as aquisições de novos equipamentos, como um notebook e uma scanner.

Na lista de 902 documentos digitalizados constam manuscritos originais referentes aos primeiros moradores da região e também escrituras produzidas pela Diretoria das Terras de Colonização. Também constam informações sobre lotes e linhas coloniais de Santa Catarina do período de 1883 a 1903, época em que não existiam cartórios. A coleção tem ao todo 800 documentos.

 

 

“Tal projeto viabiliza a consulta online, no software da Biblioteca de Apoio do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, e dinamiza a pesquisa dos que procuram informações sobre tais temáticas, além de preservar os originais. A digitalização do acervo tem sido uma das nossas prioridades e todo o trabalho e suporte que venha contribuir com a preservação da identidade local é muito bem-vinda”, destaca o presidente da Fundação Cultural Rodrigo Ramos.

A facilidade democratiza o acesso aos dados históricos, principalmente para quem tem dificuldades de mobilidade. As informações foram divulgadas pelo jornalista Sérgio Antonello, da prefeitura de Blumenau.

Tags

Posts relacionados

Top