Blumenau é a capital estadual dos transplantes de órgãos

 

 

 

Muito mais do que uma honraria, Blumenau se tornar a Capital Estadual dos Transplantes de Órgãos, proposta do deputado Ricardo Alba (PSL), reconhece o trabalho de instituições e profissionais da medicina da cidade. O reconhecimento foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado na tarde desta quarta-feira (21/08/19).

O título também deve propiciar mais visibilidade e respeito em Brasília, junto aos órgãos federais da saúde, podendo até mesmo facilitar investimentos internacionais na área para a cidade. Ao defender a própria iniciativa, Alba ressaltou o fantástico trabalho do Hospital Santa Isabel e da Associação Renal Vida.

“Transplante de órgãos é assunto muito sério, pois trata de salvar vidas”, acentua o deputado, ao ressaltar que toda abordagem sobre o tema ainda chama a atenção para a doação de órgãos, na qual Santa Catarina é um exemplo. Ao conhecer a Associação Renal Vida e sabedor também do ótimo trabalho efetuado pela equipe de transplantes do Hospital Santa Isabel, pensou em transformar este reconhecimento em possibilidades. Afinal, “o título pode ser muito mais do que um designativo, ele pode potencializar a importância da cidade neste quesito junto aos organismos financiadores da saúde e colaborar na melhora da qualidade de vida das pessoas”, conclui Alba.

 

Exemplo

Tudo começou nos anos 1980, quando as equipes de nefrologia e de urologia do Hospital Santa Isabel realizaram o primeiro transplante renal. Depois desse sucesso, o grupo buscou aperfeiçoamento e entre 1980 e 1999 foram realizados 87 transplantes. Em 2012 fez o 500º transplante de fígado; em 2015 ultrapassou a marca de 1.000 transplantes renais; em 2016, atingiu a marca de 1.000 transplantes hepáticos, ano em que foi o que mais realizou transplantes de fígado no país.

No ano de 2017 foi considerado o melhor hospital transplantador do estado e em 2018 ficou entre os cinco hospitais que obtiveram os melhores resultados na doação de órgãos em Santa Catarina. Passados quase 39 anos, o hospital soma mais de 3,5 mil transplantes de vários órgãos humanos realizados. O reconhecimento nacional da excelência daquela casa de saúde, com a co-participação ativa da Renal Vida junto aos transplantados renais, agora transforma Blumenau na Capital Estadual dos Transplantes de Órgãos.