Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Blumenau: nova tecnologia em radioterapia permite tratar câncer de forma localizada

 

 

 

Fotos: Daniel Zimmermann

A Corb Radioterapia apresentou para cerca de 200 pessoas, na noite de terça-feira (19/03/19) a sua mais nova aquisição, a Varian Truebeam 2.7 STX. O novo equipamento é um dos mais modernos no Brasil, sendo encontrado apenas nos grandes centros. Blumenau é a primeira cidade fora das grandes cidades a possuir essa tecnologia.

Nos últimos meses, foram investidos cerca de R$ 15 milhões na compra de duas máquinas, uma para Blumenau e uma para a unidade de Balneário Camboriú, além de modernização da infraestrutura e treinamentos.

 

 

O tratamento com o novo equipamento é indicado para todos os tipos de cânceres, mas se destaca para os tumores que necessitam de aplicação de doses elevadas de radiação. Entre eles, constam os de cérebro, pulmão, pâncreas, próstata, coluna e fígado. A médica Karla Natascha Ruzza explica que o paciente é submetido a um processo de planejamento, que consiste em localizar milimetricamente com imagem 3D o tumor no interior do corpo do paciente e detalhar a incidência das radiações sobre ele. “Assim é possível atacar o tumor com mais impacto e sem grandes danos aos tecidos e órgãos vizinhos”, explica.

Através da nova máquina é possível reduzir significativamente o tempo total do tratamento de alguns tipos de câncer. Essa tecnologia garante conforto para o paciente, eficácia e precisão no tratamento, já que poupa tecidos sadios e efeitos colaterais. Em alguns casos, uma sessão de tratamento pode ser reduzida de 40 minutos para até 4 minutos, ou menos, dependendo do caso.

Na unidade de Blumenau, a empresa atende tanto pacientes particulares, quanto de convênios e do SUS. Pelo SUS, inclusive, são atendidos pacientes de todo o Vale do Itajaí e do Litoral, Itajaí, Balneário Camboriú e outras cidades litorâneas. Na cidade há uma unidade dentro do Hospital Santa Isabel e outra na rua Augusta Abry. No total, são mais de 200 atendimentos diários nas três cidades de atuação.

 

 

Em 2003, a Corb trouxe para Santa Catarina, a radioterapia conformada com planejamento tridimensional. Seis anos depois, passou a oferecer radioterapia de intensidade modulada (IMRT), uma das técnicas mais avançadas no tratamento tridimensional.

Nos anos seguintes, investiu na radiocirurgia e na braquiterapia de alta taxa de dose, um tipo de radioterapia que atua de forma localizada na célula cancerosa. A partir de 2018, passou a oferecer ainda mais tecnologia de ponta com a Radiocirurgia Estereotáxica Corpórea (SBRT) e a Radioterapia Guia por Imagem (IGRT).

Confira a entrevista de Fernanda Rosa:

 

 

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top