Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Blumenau tem o primeiro Urologista credenciado a realizar cirurgias robóticas

 

 

Foto: Gabriel Silva / Comunicação HSI

 

Foto e texto: Gabriel Silva [HSI]

Mais um médico do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel está credenciado a realizar procedimentos cirúrgicos por meio do robô-cirurgião. O Dr. Felipe Hofmann Barbeta, especialista em Urologia, concluiu seu credenciamento em Bogotá, na Colômbia, se tornando o primeiro Urologista Cirurgião Robótico de Blumenau. Com ele, a instituição possui cinco médicos credenciados aos procedimentos cirúrgicos com o robô Da Vinci Si: Dr. Charles Jean Berguer, Dr. Pedro Trauczynski, Dr. Mauro Igreja, Dr. Maurício Corrêa e o Dr. Felipe Hofmann Barbeta. Desde a primeira cirurgia robótica, feita dia 22 de junho deste ano, o Serviço de Cirurgia Robótica do Santa Isabel já realizou 14 procedimentos do tipo.

Urologia é uma das principais especialidades beneficiadas pela cirurgia que utiliza a técnica robótica. Outros procedimentos indicados por meio do robô-cirurgião são cirurgia geral e digestiva, ginecologia, cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, além de procedimentos complexos de hérnias de parede abdominal e outros. As vantagens da cirurgia robótica são procedimentos minimamente invasivos, com menor sangramento e recuperação mais rápida.

Para se tornar um cirurgião habilitado, o médico precisa passar por um treinamento teórico e avaliação, atingir metas mundialmente pré-estabelecidas em simuladores e realizar prova prática. Só então, o cirurgião passa a ser habilitado à tecnologia. O Hospital Santa Isabel também dá oportunidade para que profissionais de outros hospitais do estado e da região Sul participem do Programa e tragam seus pacientes até a unidade. Médicos do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, estão em treinamento para se tornarem cirurgiões habilitados. O HNSC e o HSI fazem parte da Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC).

Posts relacionados

Top