Blumenau terá primeiro curso superior gratuito de Engenharia Elétrica

Foto: Gisele Silveira

 

Texto e foto: Gisele Silveira

A partir de 2018, o Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau passa a oferecer nova opção de curso superior gratuito na cidade: Bacharelado em Engenharia Elétrica. O curso terá duração de cinco anos, com aulas de segunda a sexta-feira, no período noturno.

Serão ofertadas 40 vagas. O ingresso aos cursos superiores do IFC ocorre por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a nota do Enem 2017, o candidato se cadastrará, em janeiro, no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O próprio Sisu anuncia o prazo de inscrições no início do ano.

O campus será o único a oferecer o curso de Engenharia Elétrica totalmente gratuito em Blumenau, permitindo, desta forma, a inclusão social, uma das principais funções dos institutos federais. Como está localizado no bairro Badenfurt, às margens da BR 470, o campus ainda permite fácil acesso de estudantes de cidades vizinhas, como Timbó, Indaial, Pomerode e Gaspar.

Segundo o coordenador do curso, professor Thiago Farias dos Santos, para a implantação do curso, a instituição levou em conta o desenvolvimento tecnológico de Blumenau e região, que possuem empresas do ramo elétrico/energético, responsáveis por produzirem e comercializarem equipamentos relacionados à área de sistemas de energia elétrica.

“O curso vem para contribuir com essas empresas e com o desenvolvimento da inovação tecnológica. Para isso, o campus possui laboratórios para execução de trabalhos e aulas práticas. A formação oferecida ao bacharelado em Elétrica possibilita ao formando atuar em organizações privadas, públicas e não governamentais, abrir seu próprio negócio e também continuar seus estudos em cursos de pós-graduação lato e stricto sensu”, observa Santos.

O IFC campus Blumenau já oferece outros dois cursos superiores: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura em Pedagogia. Para mais informações, acesse o site blumenau.ifc.edu.br ou ligue (47) 3702-1711.