Cartório na Itoupava Central opera sob plantão para registro de óbitos e nascimentos

 

 

 

 

Desde quarta-feira (18/3/20) o Tribunal de Justiça de Santa Catarina suspendeu o atendimento de todos os cartórios do estado por 7 dias. Mas as pessoas nascem e morrem, o que tem que ser necessariamente registrado. Por isso todos os Ofícios de Registro Civil são obrigados a manter plantão.

É o caso do Cartório Gaya, localizado na Rua Dr. Pedro Zimmermann, no bairro Itoupava Central, Blumenau. Quem precisar de algum registro deve contatar via WhatsApp pelos telefones (47) 99617-0343 e 99938-4655; ou pelo e-mail cartoriogaya@gmail.com.

O cartório Gaya (óbitos e nascimentos) tem como circunscrição o Distrito da Vila Itoupava e os bairros Itoupava Central e Itoupavazinha.

 

Os cartórios catarinenses foram pioneiros na adoção do selo digital fiscalizador, um processo que garante mais segurança e permite ao usuário conferir a autenticidade de um documento de forma online. Por isso muitos encaminhamentos podem ser dados através da internet.

Central de Registro Civil (CRC Nacional) – pelo site (www.registrocivil.org.br) as pessoas podem solicitar certidões de nascimento, casamento e óbito de qualquer localidade do território nacional, que tenha a sua base já integrada à plataforma. Informações pelo telefone (11) 5112 0505 | (11) 5506-0501.

E-notariado – de forma online, pelo site (www.e-notariado.org.br), ou via APP, os cidadãos podem requerer eletronicamente que os cartórios lavrem atas notariais, façam o reconhecimento digital de firma (assinatura), entre outros. Informações pelo telefone (61) 3323-4683.

Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (CENSEC) – reúne todos os atos notariais lavrados em território brasileiro. No portal (www.censec.org.br) a população pode consultar e solicitar documentos como: testamentos, escrituras, procurações, separações, divórcios e inventários realizados por escritura pública. Informações pelo telefone (61) 3772-7800.

CENPROT SC – qualquer cidadão brasileiro ou empresa, vítima de inadimplência, poderá protestar o seu título de maneira online e gratuita pelo site (www.cartoriosdeprotestosc.com), para recuperar valores não pagos, vencidos no máximo há um ano. Podem ser contratos de aluguel de imóveis, sentenças judiciais transitadas em julgado, cheques sem fundo, duplicatas, pensões alimentícias, débitos condominiais, decorrentes de contratos particulares, entre outros. Informações pelo telefone (48) 3091-1965.

Pesquisa de protesto – pesquisa online gratuita que qualquer cidadão pode fazer para verificar se tem algum protesto em seu CPF ou CNPJ, em todo o País. Pelo site (www.pesquisaprotesto.com.br).