Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Casal de Blumenau constrói o próprio veleiro durante 5 anos

 

 

 

Por Claus Jensen, com imagens de Marlise Cardoso Jensen

Ronald Cesar Kuhr (Roni) sempre gostou de embarcações e até chegou a restaurar uma sozinho. Essa paixão virou hobby e há cerca de 5 anos atrás, decidiu construir seu próprio veleiro de 30 pés. Todos os dias, faça calor ou frio, Roni terminava o expediente na empresa de estofamentos automotivos que tem com a esposa Edna Maria Proença, no bairro Badenfurt, para trabalhar no veleiro entre às 18h e 22h.

 

 

O apoio da esposa foi fundamental. Não só porque entre tantas coisas, ela confeccionou o toldo que os protege do sol, o lazy jack onde é recolhida a vela no mastro, as almofadas internas, etc; mas foi a parceira em coisas essenciais como levar o almoço aos sábados e domingos. O marido é detalhista, mas não tem formação acadêmica em engenharia. Pesquisando cada detalhe, foi construindo aos poucos a estrutura externa e interna do veleiro. A maior parte não encontrou pronta para comprar, como foi o fogão da cozinha, que construiu manualmente.

Essa entrevista foi realizada no fim do ano passado, mais precisamente no dia 23 de novembro de 2018, uma sexta-feira. No domingo, caminhão e guincho, fizeram o desafiador trajeto entre Blumenau e a marina de Itajaí, onde o casco finalmente tocou o mar. Foram momentos tensos na colocação do veleiro no caminhão prancha, temendo qualquer problema que pudesse acontecer com o projeto que consumiu seus últimos anos.

 

 

 

Mas segundo Edna, as empresas São Luiz Transportes Especiais e Eduardo Guindastes foram extremamente profissionais e tudo deu super certo, sem problemas. Em um evento náutico, o barco foi uma das sensações, com cerca de 80 visitantes, entre especialistas e não, que foram informados dos detalhes da construção do veleiro.

Confira nesse vídeo mais imagens e a incrível história desse casal revelada pelo Portal de Notícias OBlumenauense.

 

Tags

Trabalho com publicidade há mais de 29 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

Posts relacionados

Top