Casamento coletivo: a realização de muitos sonhos em um só dia em Blumenau

 

 

Muitos casais vivem juntos há anos, mas nunca puderam realizar uma cerimônia de casamento por várias razões, uma das principais é a financeira. Alguns deles já são até a avós, mas ainda sonham com a chegada desse dia em que estarão no altar e terão uma recepção.

Pode ser que o dia chegou, porque foi lançada na manhã desta sexta-feira (5/04/19) a 7ª edição do Casamento Coletivo. A apresentação das novidades aconteceu no espaço institucional do Parque Vila Germânica, com a presença do prefeito Mário Hildebrandt, da presidente da fundação Pró-Família, Cristiane Marta Loureiro, entidade responsável pela organização, além de autoridades, convidados, imprensa e dois casais.

 

 

O casamento deste ano está marcado para o dia 31 de agosto, com direito a cerimônia religiosa no setor 3 do Parque Vila Germânica. Neste mesmo local as famílias terão um momento de integração, receberão os presentes e ainda farão as fotos com o bolo. Já a cerimônia civil será realizada no Ginásio Galegão.

As inscrições começam no dia 15 de abril e seguem até o dia 1° de julho. Os interessados devem se dirigir até a sede da Pró-Família, localizada na Rua Itapiranga, n°368, bairro Velha, onde são repassadas aos noivos toda documentação necessária para encaminhamento nos cartórios. A lista completa de documentação ou outras informações podem ser buscadas pelo telefone (47) 3381-6972, com Rosete ou clicando aqui.

É importante lembrar que só podem participar pessoas que comprovem morar em Blumenau. Outro detalhe, é que não há restrição de gênero, portanto aberto a casais de relação homoafetiva.

A presidente da Pró-Família destaca a importância da ação. “É uma realização de um sonho, tanto para eles, como para nós, que fazemos parte desse momento de oficialização de união. Muitos casais já estão há tempo vivendo juntos, mas não tinham uma oportunidade de oficializar, então é uma realização poder estar contribuindo com este sonho, que a gente sabe que é tão importante para eles”, relata.

Criado em 2007 pelo prefeito Mário Hildebrandt, então presidente da Pró-Família, o Casamento Coletivo ocorre a cada dois anos. A celebração tem a autorização do Tribunal de Justiça de SC, contemplando a lei Federal de gratuidade. Desde sua primeira edição, 2132 casais já oficializaram a união por meio da ação, que é destinada para moradores de Blumenau e para casais de baixa renda. Em 2017, a iniciativa contou com a participação de 326 casais e a expectativa para este ano é que este número seja superado.