Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Catarinenses podem conquistar títulos nacionais no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar

 

 

Texto e fotos: Liziane Nathália Vicenzi

O jogo decisivo para 50 catarinenses será realizado às 9h deste domingo (22/09/19) na última rodada do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar que ocorre no Hotel Glória em Caxambu (MG), desde sexta-feira (20). Até o momento, Santa Catarina já pode comemorar o título de campeã de Nicole Santos do Colégio Bom Jesus Santo Antônio de Blumenau na categoria pré-escolar feminino e o segundo lugar de Kim Paul Mariani de apenas cinco anos da Escola Maria Montessori, na categoria pré-escolar masculino. O torneio conta com a presença de 530 jogadores de todo o Brasil e oferece aos campeões inscrições gratuitas para o Campeonato Sul-Americano Escolar que acontece de 13 a 15 de dezembro em Foz do Iguaçu-PR.

A blumenauense Gabriela Luisa Vicente Feller do primeiro ano do Ensino Médio joga pelo empate neste domingo e busca o bicampeonato da competição conquistado pela última vez em 2016. No terceiro ano Fundamental, Nicole Nunes do Colégio Evangélico de Jaraguá do Sul segue na liderança e também pode garantir o primeiro lugar. No primeiro ano fundamental masculino, Henrique Marques Oliveira da Silva, da Escola Barão do Rio Branco de Blumenau é vice-líder com 4,5 pontos com chances de título. Também são líderes das categorias, Ryan Wesley da Costa Caetano do Colégio Sagrada Família de Blumenau no segundo ano do Ensino Médio e o MF Gabriel de Borba do Colégio Bom Jesus Santo Antônio que está invicto na categoria do primeiro ano do Ensino Médio.

De Penha, Mariana Nara Santana da Costa da Escola Municipal Horacina Soares Francisco está em segundo lugar no quarto ano fundamental feminino também com chances do primeiro lugar. Muito próximo do título também está Matheus Mendes Domingues Ribeiro do Colégio Santa Catarina do oitavo ano fundamental, invicto no torneio.

A delegação catarinense/MEXE é composta por pais, professores, jogadores e demais profissionais da comissão técnica dos municípios de Blumenau, Brusque, Florianópolis, Fraiburgo, Jaraguá do Sul, Lages e Penha. A caravana foi organizada pela professora e técnica do Clube de Xadrez de Blumenau (CXB), WIM Regina Ribeiro, Doutora Ana Beatriz Ferraz Bonecher com o apoio da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Movimento Educacional de Xadrez Escolar (MEXE) e Colégio Bom Jesus Santo Antônio.

O Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar premia os melhores jogadores do Brasil da Pré-escola, do primeiro ao nono ano do ensino fundamental e do primeiro ao terceiro ano do ensino médio nos naipes masculino e feminino bem como as melhores escolas de 2019.

Tags ,

Posts relacionados

Top