Celesc vence Prêmio Aneel de Qualidade 2019

 

 

 

 

A Celesc foi a distribuidora mais bem avaliada pelos consumidores residenciais na Região Sul e, pela primeira vez, na categoria Nacional, entre as empresas que atendem mais de 400 mil unidades consumidoras. O levantamento foi feito pela ANEEL, no ano passado, e resultou no Prêmio Aneel de Qualidade 2019, entregue nesta quarta-feira (12/02/20), ao presidente da empresa, Cleicio Poleto Martins, e ao governador Carlos Moisés, durante cerimônia de premiação, em Brasília.

 

 

O índice foi aferido por meio de pesquisa de opinião realizada em todo o Brasil, de forma presencial domiciliar pela empresa Qualitest – Inteligência em Pesquisa. Ela foi realizada entre os dias 22 de julho a 13 de novembro de 2019 e avaliou a percepção do consumidor a respeito da qualidade e do valor percebido, da sua confiança no fornecedor, da fidelidade e da sua satisfação integral. Foram entrevistados 27.308 consumidores residenciais, de 596 municípios atendidos pelas 91 distribuidoras de energia elétrica.

Segundo a Celesc, na área de concessão os clientes conferiram índice 77,10 ao grau de satisfação pelos serviços prestados. O índice médio nacional para a categoria foi de 67,38.

Com objetivo de fomentar a melhoria contínua na qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica no país, a premiação – anteriormente denominada de Índice de Satisfação do Consumidor (Iasc) – retrata o grau de contentamento do consumidor e é divulgada anualmente pela Agência, desde 2000. A ANEEL premia as distribuidoras mais bem avaliadas, desde que atingida a pontuação mínima de 60 pontos.

 

 

Sobre o Prêmio

Realizado desde 2000, a pesquisa tem grande relevância no setor elétrico, pois permite avaliar a satisfação do consumidor com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia. Desde 2002, a ANEEL premia as distribuidoras com melhor avaliação que, neste ano, receberam troféu, certificado e o selo Iasc.