Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Chove mais de 75 mm nas últimas 24h em estação do AlertaBlu de Blumenau

 

 

Foto: Paty W. Ziegler

 

A chuvas das últimas horas em Blumenau, acompanhadas de trovoadas e descargas elétricas, tem preocupado quem sofre com deslizamentos. A média nas últimas 24 horas foi de 54,4 mm a partir da leitura das 11h desta sexta-feira (20/09/19), de acordo com o monitoramento online do AlertaBlu.

Durante esse período, as estações que registraram maior índice pluviométrico foram as da Nova Esperança (75,6 mm); Itoupavazinha (61,4 mm); Glória (61 mm); Ruy Barbosa (59 mm); Vorstadt (58,2 mm); Coripós (55,4 mm); Vila Itoupava (54,8 mm) e Nova Rússia / Tatutiba / Velha Grande (53,4 mm). O rio Itajaí-Açu está com 2,03 metros e está em estado de vigilância.

Nas demais também ficou alto, como no Parque Ramiro Ruediger (52,8 mm); Araranguá (51,6 mm); Jordão (51,4 mm); Passo Manso (50 mm); Velha Central (48,2 mm); Fidelis (44 mm) e Itoupava Central (41,2 mm).

E hoje (20) o tempo vai continuar instável, com céu encoberto e condição para chuva a qualquer momento do dia. A atuação de um cavado (área alongada de baixa pressão) segue formando áreas de instabilidade entre Santa e o Paraná. A previsão é de chuva com intensidade fraca a moderada, que por alguns momentos deve vir acompanhada por trovoadas e descargas elétricas. Não se descarta a ocorrência de temporais e queda de granizo de forma bem isolada.

A temperatura máxima não deve passar dos 21°C. A mínima foi registrada às 6h quando chegou a 18,9°C; mas  neste momento (11h) faz 19,9°C. A umidade relativa do ar está em 98,2% e o vento sopra fraco de oeste/noroeste passando para leste/nordeste.

 

No decorrer do sábado (21) as áreas de instabilidade associadas ao cavado no estado perdem intensidade e se afastam de Blumenau diminuindo a condição para chuva. Mas a cobertura de nuvens persiste. As temperaturas mínima e máxima ficam entre 14°C e 19°C, com vento fraco de sul/sudeste.

A circulação marítima favorece a presença e variação de nuvens no domingo (22), quando devem ocorrer algumas aberturas de sol no fim da manhã. Nos extremos do dia, não se descarta a ocorrência de chuvisco muito fraco e isolado. A temperatura mínima pode chegar a 13°C, enquanto a máxima não deve passar dos 22°C. Vento fraco de oeste/sudoeste passando a sudeste/leste.

 

Na segunda-feira (23), o transporte de umidade do mar em direção ao continente favorece a presença de nuvens e há condição para chuvisco fraco e isolado a partir da tarde. A temperatura mínima pode ficar ainda mais baixa, chegando a 10°C.

 

Um sistema de baixa pressão se forma em Santa Catarina na terça-feira (24) favorecendo a condição para pancadas de chuva com trovadas. A temperatura mínima fica em torno dos 15°C e as máximas nos dois dias não passa dos 19°C.

Posts relacionados

Top