Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Chuva, ventos fortes e declínio de temperatura nos próximos dias em Santa Catarina

 

 

Foto: Marcos Fernandes

 

A nebulosidade da manhã se dissipou dando lugar a um dia com tempo firme nesta terça-feira (21/05/19) em Blumenau. No fim do dia ocorre aumento de nuvens devido ao deslocamento de uma frente fria de fraca intensidade pelo litoral.

Neste momento (10h47min), faz 23,6°C com sensação térmica de 24,3°C e previsão de não passar dos 29°C. A mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 3h, quando fez 18,9°C. O rio Itajaí-Açu está com 68 cm e a umidade relativa do ar em 68%. Vento fraco predominante de noroeste.

Santa Catarina – Sol com aumento de nuvens, no decorrer do dia. No oeste e sul do estado, e Alto Vale do Itajaí, chuva com trovoada isolada na tarde e noite. Temperatura em elevação, mais alta no Litoral e Vale do Itajaí. Vento nordeste a sudoeste à noite, fraco a moderado com rajadas. Uma frente fria se desloca do Rio Grande do Sul e se aproxima de Santa Catarina.

 

Quarta-feira (22)

Blumenau – Tempo instável com chuva a partir do fim da manhã devido à formação de uma frente fria no Estado. A chuva persiste ao longo do dia intercalada com alguns momentos sem chuva, intensificando à noite quando vem acompanhada por trovoadas e descargas elétricas. Temperatura mínima entre 17 e 19°C e máxima entre 21 e 23°C. Vento fraco a moderado de oeste/noroeste.

Santa Catarina – Tempo instável com chuva em todas as regiões, no decorrer do dia. Risco de temporal isolado nas áreas de divisa com o RS, sobretudo no Oeste. A temperatura diminui devido a cobertura de nuvens e chuva. Vento noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas e frente fria passando pelo litoral.

 

Quinta-feira (23)

Blumenau – A frente fria mantém o tempo instável, favorecendo a condição para chuva a qualquer momento do dia, ocorrendo com intensidade moderada e acompanhada por trovoadas e descargas elétricas pela madrugada e à tarde. Temperatura mínima entre 17 e 19°C e máxima entre 20 e 22°C. Vento fraco a moderado de noroeste.

Santa Catarina – O tempo se mantém instável, com chuva moderada a forte, devido a formação de um ciclone extratropical próximo à costa catarinense. Atenção para volumes elevados de chuva e temporais localizados do Planalto ao Litoral. Temperatura mais baixa devido a cobertura de nuvens. No oeste e sul, declínio com mínima à noite, devido ao avanço de uma massa fria para essas regiões. Vento variável de oeste/noroeste a sudoeste, fraco a moderado com fortes rajadas.

 

Sexta-feira (24)

Blumenau – A frente fria se afasta para o litoral e dá origem a um ciclone extratropical próximo ao litoral catarinense. Em Blumenau há condição para chuva fraca e isolada na madrugada e à medida que o ciclone se afasta para o mar a condição para chuva diminui. As temperaturas mínima e máxima variam em torno de 13°C e 21°C.

Santa Catarina – Do oeste ao sul, predomínio de nebulosidade baixa e chuva fraca, devido à proximidade do ciclone extratropical próximo à costa. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens no decorrer do dia. Na Grande Florianópolis, chuva à noite, com temperatura em declínio acentuado com o avanço de uma massa de ar frio. Vento oeste a sudoeste, moderado com fortes rajadas. Atenção para rajadas intensas e persistentes de 70 a 100 km/h, especialmente no sul e litoral do Estado.

 

Sábado (25)

Blumenau – O avanço de uma massa de ar seco e frio deixa o tempo firme e provoca declínio acentuado da temperatura. A temperatura mínima pode chegar a 12°C enquanto a máxima não deve passar dos 22°C.

Santa Catarina – Tempo seco e ensolarado, com temperatura baixa, mínima de -2°C a 4°C com condição para geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto. Vento sudoeste a sul, passando a nordeste no Oeste e Meio-Oeste, fraco a moderado com rajadas na madrugada no Litoral.

 

Tendência para SC, entre 26 de maio e 4 de junho de 2019

No dia 26, tempo seco com temperatura baixa e condição de geada nas áreas mais altas do Oeste ao Planalto. Nos dias 27 e 28, nova frente fria traz chuva para Santa Catarina e na sequência novo declínio de temperatura e tempo mais seco. No início de junho volta a ocorrer chuva volumosa no estado, devido a formação e passagem de outra frente fria pelo Sul do Brasil. Tudo indica que as massas de ar frio de origem polar serão mais frequentes, trazendo períodos de frio e geada no estado.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

Posts relacionados

Top