Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Cirurgião-robô já tem no mínimo dez cirurgias agendadas no Hospital Santa Isabel, em Blumenau

 

 

 

Um das tecnologias que mais tem chamado atenção na área médica nas últimas semanas em Blumenau é o Robô-Cirurgião Da Vinci Si, o primeiro do gênero em terras catarinenses. Entre as principais vantagens de realizar uma cirurgia através do equipamento, é a precisão nos movimentos, garantindo não só menor sangramento, mas a redução do tempo de recuperação do paciente.

 

No braço do robô são colocadas as pinças.

 

É o diferencial das pinças robóticas controladas pelo cirurgião, que realizam movimentos de 360 graus, mais precisos e com melhor ergonomia. Na coletiva de imprensa realizada por volta das 16h desta segunda-feira (10/06/19), o Dr. Pedro Trauczynski, Médico Chefe do Serviço de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel, explicou alguns dos benefícios que traz essa tecnologia.

 

Dr. Pedro Trauczynski, Médico Chefe do Serviço de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel

 

As especialidades mais beneficiadas são urologia, cirurgia geral e digestiva, ginecologia, cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, além de procedimentos complexos de hérnias de parede abdominal e outros. “A tecnologia robótica faz com que as incisões cirúrgicas sejam menores, pois o robô opera com quatro braços, sendo um com uma câmera para que o cirurgião especializado tenha visão 3D”, explicou Trauczynski.

 

 

O médico também destacou que o hospital quer possibilitar a realização de cirurgias para o Sistema Único de Saúde (SUS), através de parceria com a iniciativa privada. Isso, porque o SUS não paga por este tipo de procedimento, disponível apenas para pacientes particulares ou planos de saúde. “Queremos realizar mutirões para atender homens e mulheres, em cirurgias urológicas e de endometriose”, esclareceu.

 

Juliano Petters, Diretor Executivo do Hospital Santa Isabel

 

Juliano Petters, Diretor Executivo do Hospital Santa Isabel, lembrou que em 2018 foi lançado o Serviço de Cirurgia Robótica em parceria com o Hospital Santa Catarina, de São Paulo. “Levamos pessoas daqui para realizarem os procedimentos lá, para saber se teríamos pacientes para este tipo de procedimento. Nos surpreendemos”, conta o Diretor Executivo. “Agora, temos a oportunidade de oferecer o mesmo procedimento, mas em Blumenau”, completa. Petters disse que já existem dez cirurgias agendadas, em que será utilizado o cirurgião-robô, a primeira no final de junho.

 

Dra. Marianne Ramos de Lima e Silva, Diretora Técnica do Hospital Santa Isabel

 

A Diretora Técnica do hospital, Dra. Marianne Ramos de Lima e Silva, participou do evento representando todo o Corpo Clínico. O Prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, também acompanhou a apresentação, representando as autoridades municipais. Após a coletiva no auditório da instituição, os profissionais da imprensa foram levados até o Centro Cirúrgico, onde puderam conhecer o robô-cirurgião.

Muitos detalhes estão no vídeo desta coletiva, acompanhada e gravada por Marlise Cardoso Jensen.

 

 

 

Essa é a parte do equipamento onde o médico credenciado para cirurgia robótica executa suas ações. Ele coloca os dedos e controla os braços do robô-cirurgião.

 

Pinça do robô e detalhes.

 

Pinça do robô e detalhes.

Tags ,

Posts relacionados

Top