Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Cirurgias torácicas poderão ser realizadas por robô no Hospital Santa Isabel de Blumenau

 

 

 

 

Em janeiro deste ano, o Dr. Eduardo Ballester, Cirurgião Torácico que atua no Hospital Santa Isabel há mais de dez anos, concluiu sua certificação robótica em Atlanta, nos Estados Unidos, pela Intuitive – empresa desenvolvedora do robô-cirurgião. Junto com ele, a Dra. Marina Frandoloso – cirurgiã geral e torácica, também recebeu o treinamento. A capacitação de ambos aconteceu em dois dias. No Hospital Santa Isabel, único de Santa Catarina a oferecer a tecnologia robótica, os especialistas certificados realizam as cirurgias no robô Da Vinci SI.

Todos os procedimentos torácicos podem ser realizados com o robô-cirurgião. Entre eles, destacam-se as Lobectomias e Ressecções de Tumores do Mediastino. De acordo com o Dr. Eduardo Ballester, “Lobectomia é a retirada de parte de um dos pulmões e é o procedimento padrão ouro no tratamento do Câncer de Pulmão”.

O Dr. Eduardo destaca vantagens da cirurgia robótica: “na cirurgia convencional há a necessidade de incisões mais extensas – cerca de 20 cm, para afastar as costelas. Já com o robô, as incisões são bem menores – em torno de 1cm, por onde são inseridas as pinças articuladas do robô que apresentam movimento de 360 graus e uma câmera de alta definição”. Estas vantagens da robótica proporcionam melhor precisão cirúrgica, pós operatório acelerado com menos dor ao paciente, perda sanguínea mínima e cicatrizes menores.

O Programa de Cirurgia Robótica

O Hospital Santa Isabel é pioneiro em cirurgia robótica em Santa Catarina. Desde o início das atividades, em 22 junho de 2019, mais de 50 procedimentos foram realizados. A maioria dos procedimentos são de próstata/urológica, endometriose e cirurgias do aparelho digestivo e parede abdominal. O Programa atendeu pacientes da Região do Vale do Itajaí e de regiões norte, oeste, sul catarinense e Grande Florianópolis.

O Hospital Santa Isabel conta com uma equipe altamente treinada e capacitada para atender as especialidades que mais beneficiam pacientes por meio desta tecnologia – Urologia, Cirurgia Geral, Proctologia e Ginecologia. Além destes especialistas locais, profissionais de outros municípios também têm acesso ao programa intensivo de formação para que possam trazer seus pacientes para cirurgia em Blumenau.

Por Gabriel Silva

Posts relacionados

Top