Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Começo de semana de forte calor e risco de temporal, mas a temperatura deve baixar

 

 

Foto: Marcos Fernandes

 

Predomínio de sol neste domingo (10/02/19) em Blumenau , devido à influência de uma massa de ar quente em Santa Catarina. No fim do dia, o aquecimento associado a perturbações em níveis baixos da atmosfera forma áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva rápidas e isoladas.

A temperatura máxima pode chegar a 36°C. Neste momento (11h58min), faz 31°C com sensação térmica de 33,8°C. A mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 7h, quando fez 24,7°C. O rio Itajaí-Açu está com 84 cm e a umidade relativa do ar em 55,7%. Ventos fracos a moderados de noroeste passando a sudeste.

A temperatura baixa a partir da quarta-feira (12) quando a máxima pode ficar em torno dos 26°C, por causa de uma frente fria prevista para chegar no dia anterior. Ela também deixa o tempo instável. Essa condição climática fica até sábado (16), depois volta o calor por causa do tempo seco.

Santa Catarina – Neste domingo, no Oeste e Meio Oeste, o céu ficou encoberto pela manhã e o sol entre nuvens nas demais regiões. No decorrer da tarde, ocorrem pancadas de chuva com trovoada, especialmente nas regiões do Oeste ao Sul do Estado. Nas outras regiões a condição é menor e mais para o final do dia. Risco de temporal localizado. Temperatura bem elevada, com máximas acima de 37°C em algumas regiões. Vento nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral Sul. Uma massa de ar quente e seco, além de um sistema baixa pressão no Oeste da região Sul do Brasil, influenciam o tempo no Estado.

 

Segunda-feira (11)

Blumenau – Predomínio de sol e calor entre a manhã e tarde. Entre o fim da tarde e início da noite, a aproximação de uma frente fria que se desloca pelo litoral catarinense favorece a condição para pancadas de chuva com trovoadas, com rajadas fortes e momentâneas de vento. A temperatura mínima varia entre 23 e 25°C e máxima entre 34 e 36°C. Ventos fracos a moderados de sudoeste passando a sudeste.

Santa Catarina – No Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, céu encoberto com pancadas de chuva e trovoada ao longo do dia. Persiste o risco de temporal com ventos fortes e granizo. Temperaturas altas, em torno dos 40°C no Litoral e Norte, vento nordeste a noroeste, moderado com rajadas intensas. Um sistema de baixa pressão está presente no Oeste da região Sul do Brasil.

 

Terça-feira (12)

Blumenau – A frente fria no mar associada a um cavado no continente favorece a presença de muitas nuvens bem como a condição para pancadas de chuva a qualquer momento do dia com maior intensidade entre a tarde e à noite. Temperatura mínima varia entre 23 e 25°C e máxima entre 30 e 32°C. Ventos fracos a moderados de oeste/sudoeste.

Santa Catarina – O céu continua encoberto nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, com chance de pancadas de chuva e trovoada. Forte calor com temperaturas próximas dos 40°C no Litoral e Norte, vento soprando de nordeste a noroeste, com intensidade moderada e possibilidade de rajadas intensas. Um sistema de baixa pressão está presente no Oeste da região Sul do Brasil.

 

Quarta-feira (13)

Blumenau – Tempo instável, devido à formação de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) no Estado, intensificados pelo transporte de umidade do mar ao continente. Há condição para chuva de forma ocasional intercalada com períodos sem chuva. A temperatura mínima varia entre 20 e 22°C, enquanto a máxima oscila de 24 a 26°C.

Santa Catarina – Muitas nuvens, com chuva no Litoral e Vale do Itajaí, em função de uma frente fria. Do Oeste ao Planalto, a nebulosidade diminui no decorrer do dia, mas ainda chove em boa parte do período. Temperatura amena para a época do ano, com vento sudeste, de fraco a moderado.

 

Quinta-feira (14)

Blumenau – A presença de áreas alongadas de baixa pressão mantém o tempo instável, intensificados pela chegada de umidade do mar ao continente. Há condição para chuva de forma ocasional intercalada com períodos sem chuva. A temperatura mínima varia entre 20 e 22°C, enquanto a máxima oscila de 24 a 26°C.

Santa Catarina – Na maior parte do Estado, presença de muitas nuvens que alternam com períodos de sol e chuva intermitente. Já nas regiões do Oeste e Meio Oeste as nuvens ficam mais presentes com chance de pancadas de chuva a partir do período da tarde . A temperatura deve ser amena para a época do ano, com vento sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Tendência para SC, entre 15 e 24 de fevereiro de 2019

Entre os dias 15 e 16, chuva mais frequente no Litoral, mantendo-se uma temperatura mais amena em Santa Catarina. No resto do período, muito calor com predomínio de tempo seco e chuva mal distribuída no Oeste. As chuvas ocorrem principalmente no Litoral, por influência da circulação marítima.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top