Definida a data para eleição de diretores da Rede Municipal em Blumenau

Escola Básica Municipal Machado de Assis

 

 

Escola Básica Municipal Machado de Assis

 

A Comissão Eleitoral Central – CEC, designada pela Secretaria Municipal de Educação, definiu o cronograma para a eleição de diretores das unidades educacionais do município. A votação será no dia 25 de setembro, sendo que as inscrições dos candidatos deverão ser feitas um mês antes.

Este ano, as eleições terão um diferencial: os votos dos pais ou responsáveis terão o mesmo peso que os dos professores. A mudança foi estabelecida por meio da Lei 8642, sancionada pelo prefeito Mário Hildebrandt em outubro de 2018. “O objetivo, com a alteração, é tornar o processo ainda mais democrático, dando às famílias um maior espaço para participação”, ponderou a secretária de Educação, Patrícia Lueders. Os eleitos serão responsáveis pela gestão das unidades durante três anos, até 2022. A posse está agendada para o dia 13 de dezembro.

Confira o cronograma:

Agosto:

Dia 5 – Publicação do Edital SEMED nº. 01/2019 que dispõe sobre eleição de diretores.
Dias 12 a 15 – Constituição da Comissão Eleitoral Interna
Dia 26 – Inscrição dos candidatos
Dia 28/8 – Publicação dos candidatos inscritos
Dia 29/8, 03 e 04/9 – Período para recurso dos inscritos

Setembro

Dia 4 – Homologação e publicação da nominata dos candidatos eleitos.
Dia 5 – Homologação e publicação da nominata dos inscritos
Dia 9 a 18 – Período para apresentação do Plano de Ação do candidato à comunidade escolar, em assembleia na Unidade Educacional onde se candidatou.
Dia 25 – Dia da Eleição nas Unidades Educacionais (CEIs e Escolas).
Dia 27 – Publicação da nominata dos candidatos eleitos após as 16h.
Dia 30 de setembro, 1º e 2 de outubro – Período de recurso do resultado da eleição.

Novembro e dezembro

Dia 25 de novembro a 6 de dezembro – Período de transição entre o diretor atual e o eleito.
Dia 13 de dezembro – Posse dos Diretores Eleitos.

Por Aline Franzoi Santos Fleith [Secom/PMB]