Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Desde junho de 2019, o Hospital Santa Isabel já realizou 47 cirurgias robóticas em Blumenau

 

 

 

Por Gabriel Silva [HSI]

O Hospital Santa Isabel comemora o sucesso do Programa de Cirurgia Robótica. Em 2019, a instituição realizou 47 procedimentos – a maioria cirurgias de próstata/urológica, endometriose e cirurgias do aparelho digestivo e parede abdominal. O destaque é para o mês de outubro, quando foram realizadas 14 cirurgias com o robô Da Vinci Si. A maioria dos pacientes atendidos são da Região do Vale do Itajaí, mas pacientes de outras regiões também contam com os serviços do Hospital Santa Isabel – norte, oeste, sul e Grande Florianópolis.

 

 

Pioneiro em Santa Catarina, o Hospital Santa Isabel realizou o primeiro procedimento dia 22 de junho de 2019, operando uma paciente com endometriose. Blumenau é a segunda cidade brasileira fora de uma capital que possui o serviço de Cirurgia Robótica. Consagrando-se como uma instituição centenária, mas atualizada e comprometida com o futuro da medicina e assistência de qualidade aos clientes, o Hospital Santa Isabel avança na prestação de serviços de excelência em alta complexidade, acompanhando os avanços tecnológicos.

 

 

Médicos certificados

O Programa conta com uma equipe altamente treinada e capacitada para atender as especialidades que mais beneficiam pacientes por meio desta tecnologia – Urologia, Cirurgia Geral, Proctologia e Ginecologia. Desde o início do programa, já foram certificados em cirurgia robótica dentro de suas especialidades, 10 profissionais médicos cirurgiões do Hospital Santa Isabel. Além destes especialistas locais, profissionais de outros municípios também têm acesso ao programa intensivo de formação para que possam trazer seus pacientes para cirurgia em Blumenau.

Robótica pelo SUS

A Cirurgia Robótica não está disponível pelo Sistema Único de Saúde, mas desde o lançamento do Programa os médicos e a Direção do Hospital Santa Isabel desejam levar o benefício para pacientes do SUS. Isso seria possível via parceria com a iniciativa privada. Essas parcerias têm sido buscadas através do apoio de diversas entidades empresariais, incluindo a ACIB – Associação Comercial Industrial de Blumenau.

Operadoras de Saúde

A cirurgia robótica ainda não faz parte do rol de procedimentos de cobertura obrigatória pelas operadoras de saúde. Em todo país, todos os serviços de cirurgia robótica funcionam da mesma maneira com relação ao custeio pelos planos de saúde: as empresas custeiam a internação, insumos e procedimentos relacionados à via de acesso vídeo laparoscópica, e os pacientes pagam somente os insumos descartáveis utilizados no robô. Em Blumenau, o mesmo acontece nos pacientes usuários dos planos Bradesco, Sulamérica, Clinipan e Pladisa.

 

Posts relacionados

Top