Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Em 2020, o número de feriados em dias úteis será quase o dobro desse ano

 

 

 

 

Por Claus Jensen

Em 2020, serão nove feriados nacionais que podem ser prolongados, quase o dobro dos cinco de 2019. Já começa com o dia 1º de Janeiro (quarta), depois segue o Carnaval que é facultativo (25/2 – terça), Paixão de Cristo (10/4 – sexta), Tiradentes (21/04 – terça), Dia do Trabalho (1/05 – sexta), Corpus Christi (11/06 – quinta), Independência do Brasil (7/09 – segunda), Nossa Senhora Aparecida (12/10 – segunda), Finados (2/11 – segunda) e Natal (25/12 – sexta). Isso sem contar o dia 2 de setembro, fundação de Blumenau, que neste ano cai em uma quarta-feira.

Se para a indústria os feriados no meio da semana atrapalham, para todo o trade turístico são ótimas oportunidades para serem exploradas que se traduzem em empregos e negócios. Segundo um estudo realizado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, sigla em inglês), o impacto do turismo gerou uma participação de US$ 8,8 trilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) mundial (10,4%). O estudo do Conselho analisou 185 países, de 25 regiões geográficas ou econômicas. A entidade é a principal consultoria independente de turismo no mundo.

Boa parte da população aproveita os feriados como opção de descanso e viagens, para aliviar o estresse do trabalho e até da pressão dos estudos. E lazer nos dias de hoje é considerado saúde, enquanto estresse o desencadear de muitas doenças.

Com mais pessoas viajando, é preciso se atentar às tarifas de alta temporada, quando os preços podem ser até 30% aos valores das diárias normais. Uma boa dica é se planejar tudo com antecedência, o que pode garantir melhores negociações. Além das passagens e hospedagens, o viajante que prefere uma culinária local de qualidade deve verificar restaurantes para reservar previamente. Em cidades com forte atividade turística eles são muito concorridos.

Outra dica é verificar a agenda cultural da cidade, afinal dependendo do destino escolhido, podem ter bandas, cantores ou grupos nacionais ou internacionais. Dedicar algum tempo para selecionar os locais turísticos a serem visitados também pode fazer a experiência da viagem mais agradável com custos previsíveis. Um roteiro pré-estabelecido pode ser visitado usando serviços de transporte na cidade visitada ou por motoristas de aplicativos.

Já para quem vive do turismo, é a chance de montar pacotes com parceiros da região. Por exemplo, uma loja que vende lembranças oferecer um cupom de desconto para estimular o turista a visitar determinado restaurante. Uma agência de viagens organizar uma turnê em determinados horários em parceria com hotel. São só exemplos, provavelmente já devem ser utilizados.

Tags

Trabalho com publicidade há mais de 29 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

Posts relacionados

Top