Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Em junho Blumenau sediará um Festival de Vinhos Brasileiros no Parque Vila Germânica

 

 

 

Por Claus Jensen, com fotos de Fernanda Rosa

Um evento na quinta-feira (16/05/19) na loja de vinhos Viva Wines marcou o lançamento para a imprensa de um Festival de Vinhos Brasileiros. O sommelier Joceler Eble e sua esposa Cristiane, receberam os convidados para mostrar mais detalhes do que irá envolver esse novo evento na cidade. Também esteve Rodrigo Colognese, sommelier da Vinícola Pericó, um dos idealizadores do evento.

Temos uma forte tradição na cerveja artesanal, que aliás Joceler também produz por pura diversão junto com a família. Mas o vinho é cada vez mais procurado nas diferentes estações.

 

Casal Joceler e Cristiane Eble, ao lado do sommelier Rodrigo Colognese

 

O evento segue a tendência da própria loja que é de valorizar os produtos brasileiros, mas sem esquecer a demanda pelos internacionais. Em entrevista ao portal OBlumenauense, Joceler disse que a ideia surgiu em um bate papo no final do ano com amigos. “Aqui é a terra do chope e da cerveja, porque não ser também a terra do vinho? O maior objetivo é promover um evento que valorizasse a bebida na região”, comentou.

O Viva Wines Festival de Vinhos Brasileiros está agendado para acontecer entre os dias 14 e 16 de junho, no Setor 1 do Parque Vila Germânica, em Blumenau. Participarão 20 vinícolas nacionais, oriundas de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Paraná. Além disso, outros 15 expositores oferecerão desde taças, acessórios, queijos, embutidos, adegas climatizadas, cristaleiras, entre outros.

 

 

Entre as presenças confirmadas no espaço de gastronomia, está o Senac Blumengarten. De acordo com Joceler, haverá workshop de carnes, mini cursos sobre vinho para as pessoas interessadas em conhecer melhor os diferentes estilos e rótulos.

A partir de segunda-feira (20/05) a programação estará disponível no site do festival. No evento haverá uma moeda própria, que será usada para o consumo no local. Cada estande também contará com máquinas de cartão de crédito e débito.

Joceler nos disse que trabalhou durante 15 anos na área comercial, mas não voltada ao vinho. Há cerca de 4 anos começou a pesquisar sobre a bebida, visitou vinícolas, o que despertou o desejo de abrir seu próprio negócio junto com a esposa Cristiane.

 

 

“A qualidade do vinho brasileiro cresceu muito, e cada vez mais o consumidor se encanta pelo que é produzido no país. Queremos ser uma referência do vinho nacional em Blumenau. Hoje as bebidas mais procuradas ainda são da serra gaúcha, até pela tradição e o próprio turismo forte da região. Mas a serra catarinense tem despontado com ótimos vinhos brancos e rosés. Além deles, produtores paranaenses e paulistas também tem se destacado”, destaca o sommelier.

A loja do casal Eble está instalada há dois anos e meio na Rua São Paulo, próximo do Clube Ipiranga, em Blumenau. Além de vinhos nacionais e importados, o estabelecimento também vende delicatessen com cestas e presentes. Entre os serviços que presta, a loja elabora cartas de vinhos e espumantes para restaurantes e eventos.

As vinícolas e rótulos que já confirmaram presença no festival, são a Batalha, Malgarim, Don Affonso, Maximo Boshi, Villa Francioni, Pericó, Mioranza, Santini, Thera, Domans, Salvattore, Vinhedos do Monte Agudo, Don Miguel, Valdemiz, Don Giovanni, Família Fardo, Bodega Sossego, Casal del Nonno e Don Dionysius. Para saber mais informações do festival, acesse o site clicando aqui.

 

Marlise Cardoso Jensen (OBlumenauense), Cintia Nardi Boehme (cerimonialista e organizadora do evento de lançamento do festival) e Fernanda Rosa (digital influencer)

 

Trabalho com publicidade há mais de 29 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

Posts relacionados

Top