Escola de Blumenau promove o Dia do Lanche sem Lixo

 

Por Letícia Oberger | Fotos: divulgação

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho, mas, o mês todo é marcado por diversas atividades que visam conscientizar a população para os cuidados com esse bem tão precioso. Em Blumenau, há três anos, a Faema e o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental Local coordenam o Junho Verde, que concentra uma série de ações de instituições públicas e privadas. Uma delas é a Escola Barão, que na próxima terça-feira (19/06/18) vai promover o Dia do Lanche sem Lixo. A atividade vai envolver crianças da Educação Infantil ao 4º ano, em todas as unidades da escola.

A iniciativa tem como objetivo incentivar práticas de alimentação mais saudáveis e com menos geração de lixo. “A educação é um dos pilares fundamentais para a formação de cidadãos conscientes de suas atitudes. Desde cedo as crianças precisam entender que um simples papel de bala ao ser jogado no chão pode provocar danos irreparáveis. Trazer essa discussão para a escola é fundamental”, ressalta o professor da Escola Barão, José Sommer, responsável pelo programa Barão Ambiental.

Neste dia, os estudantes serão estimulados a optar por lanches que não gerem lixo. “Para estimulá-los, em sala de aula, os professores irão mostrar os benefícios das atitudes sustentáveis e de que forma elas contribuem para o meio ambiente. Também faremos uma divulgação voltada para as famílias”, explica o professor. Diversas outras ações na escola estão marcando a programação do Junho Verde, que pode ser conferida na íntegra no site da Prefeitura Municipal de Blumenau.

Conscientização o ano todo

As práticas sustentáveis permanecem no calendário da escola o ano todo. “Fazemos compostagem, captação de água da chuva para regar as plantas e usar na limpeza, além do projeto Sala Mais Comprometida, onde os estudantes são incentivados a manter a limpeza e a organização das salas e evitar o desperdício de energia e de outros recursos”, afirma.