Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Escola municipal de Blumenau vence prêmio de Educação Ambiental

 

 

 

O projeto Escola Sustentável e Criativa, da EBM Visconde de Taunay foi uma das vencedoras do 1º Prêmio de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). No total, 64 escolas se inscreveram mas apenas 16 serão premiadas com um troféu e R$ 1.000, dinheiro que deve ser aplicado no aprimoramento dessas iniciativas.

A Escola Básica Municipal localizada no bairro Itoupava Central usa o ambiente escolar como laboratório, trabalhando com várias alternativas pedagógicas voltadas para a sustentabilidade. É desde o espaço de leitura feito com material reciclável, horta mandala, parque de pneus, entre outros.  A solenidade de premiação ocorrerá no dia 20 de novembro, em Florianópolis.

O objetivo do prêmio que está em sua primeira edição, é valorizar unidades de ensino que desenvolvam projetos de conscientização e mudança de comportamento para estimular a preservação ambiental. Foram avaliados de acordo com a metodologia, inovação, criatividade e ineditismo, além da interdisciplinaridade, parcerias e resultados alcançados para o meio ambiente e a comunidade em geral.

 

Foto: Eraldo Schnaider

 

EBM Visconde de Taunay

O Escola Sustentável e Criativa é um projeto desenvolvido desde 2011 com práticas de valorização e preservação do meio ambiente, que a tornaram referência na região. A EBM Visconde de Taunay  tem 870 estudantes e está instalada na Rua Franz Volles, nº 1.930. Em agosto de 2017, a unidade foi destaque de um  tema no quadro do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo, quando concorreu com escolas de todo o sul do país e foi escolhida por seus projetos de sustentabilidade.

O quadro Árvore dos Sonhos foi gravado no final de junho, com onze crianças dos terceiros, quartos e quintos anos. Cada uma escolheu um sonho de outra pessoa que gostaria de ver realizado pela produção do programa. Um dos pedidos foi atendido pela própria Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação: a construção de uma rampa de acesso para cadeirantes para a quadra da escola.

 

Foto: Michele Lamin

Posts relacionados

Top