Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Evento oferece leitura e letramento para comunidade escolar em Blumenau

 

 

 

Por Susana Bartira Wagner Bilck Venturi | Fotos: EBM Alberto Stein

Na noite de quarta-feira (29/08/19), aconteceu a “X Noite Cultural” na Escola Básica Municipal Alberto Stein, localizada na Rua General Osório, no bairro Água Verde, em Blumenau. O objetivo foi compartilhar a biblioteca “Ingo Fischer” como espaço de promoção do letramento literário aos 1.100 estudantes do Pré-Escolar ao Nono Ano, aos professores e funcionários da unidade, além do Centro de Educação Infantil Alberto Stein, que fica nas proximidades.

 

 

Realizados duas vezes ao ano, leva-se à comunidade o que foi promovido nos eventos garantidos no PPP: Circuito Literário (maio) e VII Chá Literário (agosto). As noites culturais são realizadas logo em seguida.
Quando o projeto foi lançado no segundo semestre de 2015, contou com um público bem reduzido. Aos poucos, foi ganhando admiradores, e em 2018, tomou uma dimensão maior, quando cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento, semelhante ao público deste ano. “Este é um momento de integração entre escola e comunidade”, afirmam as promotoras de leitura Aroraima Maria Baggio Prado e Carla Coman França.

 

 

As famílias são recepcionadas na escola com um delicioso chá com biscoito, preparados carinhosamente por voluntárias. A Noite Cultural veio como forma de fechamento do Chá Literário, oferecido aos estudantes entre os dias 21 e 23 de agosto, com onze espaços dedicados a infância e adolescência, diversos gêneros textuais, que incluem música, poesia, literatura, contação de histórias, teatro, leitura.

 

 

São eventos, que envolvem os funcionários de serviços gerais, cozinha, professores, coordenadores e direção; além de contar com o apoio de ex-alunos, ex-professores e familiares. “Me sinto contente em fazer parte do VII Chá Literário porque é uma experiência diferente a cada ano. E como eu já estive do lado de lá, escutando e participando como estudante, fica mais fácil saber o que vai ser legal ou não, para apresentar às crianças. Também gosto de ver as mudanças que acontecem a cada ano, sempre se renovando” – relata Júlia Bilck Venturi, ex-aluna da escola, hoje concluindo o Ensino Médio. A jovem contribui anualmente em um dos espaços de contação de histórias do Chá Literário.

 

Júlia Bilck Venturi, ex-aluna da EBM Alberto Stein

 

A estudante Sabrina, que está matriculada desde a Pré-Escola e hoje frequenta o Nono Ano desta Unidade Escolar relata que “ participar do VII Chá Literário e da X Noite Cultural é uma sensação única. Poder passar conhecimento aos outros, ouvir depoimentos, é algo inexplicável e sempre uma honra. Assim como os professores, coordenadores e diretores, nós alunos também acreditamos na escola pública.”

Alguns pais relataram a evolução que a X Noite Cultural teve desde os primeiros episódios. Foi o caso de uma mãe que destacou o quanto esse evento colaborou para sua filha, que até então, se julgava incapaz de realizar qualquer aparição em público. Foram relatos emocionantes e gratificantes referenciando a escola pública de qualidade.

“Estes são momentos de compartilhar com as famílias dos estudantes o trabalho pedagógico realizado na interdisciplinaridade das áreas do conhecimento. Também mostra toda alegria e autonomia dos estudantes, desenvoltura e habilidades corporais através da contação de histórias, teatro e musicalização”, finaliza o diretor Carlos Airton Guerner.

 

 

 

Projeto GATEMÁTICA

A escola participou da Feira Municipal de Matemática com o projeto Gatemática, desenvolvido pelo PréB sob coordenação da professora Monika Haertel. Além do destaque, o projeto seguiu em frente para a XXXV Feira Regional de Matemática, que reuniu trabalhos de Gaspar, Ilhota, Timbó e Pomerode.

Mais uma vez o projeto dos estudantes foi destaque e agora será mostrado na Feira Estadual de Matemática, que acontecerá em outubro em Campos Novos (SC). Além da EBM Alberto Stein, a EBM Visconde de Taunay e a Escola de Educação Básica (EEB) Coronel Christiano Feddersen (estadual), representarão o ensino público de Blumenau.

 

Fotos dos eventos Chá Literário e Noite Cultural

 

 

 

Fotos da Feira de Matemática

 

Tags

Posts relacionados

Top