Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Exposição no Mausoléu de Blumenau comemora os 40 anos do Vovô Chopão

 

 

 

 

Quem estiver em Blumenau durante o período de festas ou curtindo as merecidas férias,  poderá visitar a Exposição Vovô Chopão 40 anos, no Mausoléu Dr. Blumenau. Ela foi aberta ao público nesta quarta-feira (18/12/19) e fica até o dia 2 de fevereiro das 10h às 16h, todos os dias, com entrada gratuita.

São 40 imagens atuais e antigas registradas por dez fotógrafos ao longo da trajetória do maior símbolo da Oktoberfest, que completou quatro décadas em 2019. A exposição foi organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), sob comando de Rodrigo Ramos.

Os cliques são de Artur Moser, Caio Santos, Jandyr Nascimento e Rogério José Cioffi Pires (Jacaré); todos com passagem pelo Jornal de Santa Catarina. Além dessas feras da imprensa, tem trabalhos de profissionais como Carlos Isidro Waldrich, Giovanni Silva e Juan Carlos Carmona. O Luciano Bernz, que já foi colaborador de OBlumenauense; e Rafael Cé, filho do criador do personagem; e Susane M. Vianna também tem seus registros na mostra.

 

 

Entre algumas fotos de destaque, o Vovô Chopão aparece de celebridades como Ana Maria Braga e Cid Moreira. As fotos são uma oportunidade de conhecer a evolução do personagem, que no início usava um figurino simples, muito diferente da caracterização atual.

 

 

Personagem histórico

A história do personagem; criado em 1979 para representar o que há de mais puro, Vovô Chopão muito rapidamente passou a fazer parte da vida de crianças e adultos, seja na forma de licenciamentos, jornais, revistas ou ao vivo brincando e divertindo as pessoas. Já em 1980, ilustrava folhetos turísticos divulgando a cultura e as tradições germânicas de Blumenau.

De outubro de 1983 a dezembro de 1996, o Vovô Chopão marcou presença nos lares de Santa Catarina, aos domingos, ilustrando o suplemento infantil “Jornal da Criança”, e era comercializado em todo o país, estampado em camisetas.

Adotado como símbolo da Oktoberfest desde a sua primeira edição, em 1984, o Vovô Chopão ilustrou os cartazes e folhetos em 11 edições da festa. A valorização e o respeito profissional atingiram um grau tão elevado que a importância do personagem como símbolo da festa e até da cidade, tem despertado a admiração da imprensa nacional e o interesse de grandes empresas de todo o país em contratá-lo para participar de seus eventos empresariais.

Hoje, ao vivo, no papel ou nas redes sociais, o Vovô Chopão e a Vovó, sua eterna companheira, divulgam as tradições germânicas participando de eventos turísticos e culturais em todo o território nacional.

Por Sérgio Antonello [SECOM/BNU]

Posts relacionados

Top