Frente fria deixa tempo instável em Blumenau, mas a temperatura pode chegar a 34°C

Foto: Marcelo Martins

[pro_ad_display_adzone id=”179465″ popup=”1″ exit_popup=”1″ flyin_position=”bottom-left”]

Foto: Marcelo Martins

 

A passagem de uma frente fria pela costa catarinense associada a um cavado (área alongada de baixa pressão) sobre o continente deixa o tempo instável em Blumenau nesta sexta-feira (11/01/19). Pela manhã, céu nublado, com aberturas de sol e temperatura em gradual elevação.

Neste momento (7h55min), a temperatura é de 22,5°C; com previsão de chegar nos 34°C n. A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 6h, quando fez 22°C. O rio Itajaí-Açu está com 85 cm e a umidade relativa do ar em 87,7%.

Faz calor à tarde, com máxima oscilando entre 32 e 34°C. Entre a tarde e noite, condição para pancadas de chuva fraca a moderada isolada e trovoadas. Não se descarta o risco para temporais isolados, com rajadas momentâneas de vento intenso, chuva intensa de curta duração e descargas elétricas. Vento fraco a moderado de direção variável.

Santa Catarina – Muitas nuvens pela manhã, com chuva isolada no litoral. Entre a tarde e noite, aberturas de sol e pancadas de chuva com trovoada em todas as regiões. No oeste, a chuva ocorre de forma mais isolada. A temperatura fica um pouco mais amena em relação ao forte calor do dia anterior. Vento nordeste virando para sul, no litoral, e para sudeste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas principalmente no litoral. Uma frente fria está se deslocando pelo litoral.

 

Sábado (12)

Blumenau – O deslocamento de ar úmido do mar para o continente em superfície juntamente de perturbações em níveis baixos e médios da atmosfera mantêm o tempo instável. No decorrer do dia, presença e variação de nebulosidade, aberturas de sol e condição para chuva na madrugada e, posteriormente, entre a tarde e a noite quando passa a ocorrer com intensidade entre fraca a moderada e acompanhada de trovoadas. Não se descarta o risco de temporais isolados. Mínima entre 21 e 23°C e máxima entre 30 e 32°C à tarde. Vento fraco de sudoeste, passando a sudeste.

Santa Catarina – Sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva com trovoada à tarde. Chuva mais isolada em relação aos dias anteriores, devido ao predomínio de uma massa de ar seco. Temperatura em elevação, com vento nordeste a sudeste, fraco a moderado.

 

Domingo (13)

Blumenau – A circulação marítima em superfície e cavados em níveis médios e baixos da atmosfera favorecem a presença e variação de nebulosidade, bem como a condição para chuva. As pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada isolada ocorrem a qualquer momento do dia, podendo ser acompanhada de trovoadas. Não descarta-se o risco de temporais isolados. A temperatura mínima varia entre 21 e 23°C ao amanhecer, os períodos de melhoria auxiliam a elevação da temperatura e à tarde a máxima fica entre 30 e 32°C. Vento fraco de direção variável.

Santa Catarina – O sol predomina durante a maior parte do dia, mas no período da tarde aumentam as nuvens e ocorrem pancadas de chuva com trovoada. A chuva deve ser mais isolada em relação aos dias anteriores, já que uma massa de ar seco está atuando no Estado. O calor não dá trégua e o vento sopra no sentido nordeste / sudeste, com intensidade de fraca a moderada.

 

Segunda-feira (14)

Blumenau – A próxima semana inicia com condição típica de verão. Entre a segunda e terça-feira, predomínio de sol entre nuvens durante manhãs e tardes, temperatura em elevação e condição para pancadas de chuva entre tardes e noites. Há risco para temporais isolados. Mínimas variando entre 23 e 25°C e máximas entre 32 e 34°C.

Santa Catarina – A previsão não muda em relação ao dia anterior, com sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva com trovoada à tarde. Novamente a chuva deve ser mais isolada devido ao predomínio de uma massa de ar seco. A temperatura continua alta, o vento deve ser de nordeste a sudeste, fraco a moderado.

 

Tendência para SC, entre 15 a 24 de janeiro de 2019

No início do período, permanece uma condição de tempo favorável para temperaturas elevadas no Estado, com pancadas de chuva entre a tarde e noite, típicas de verão. A partir do dia 18, os sistemas frontais se concentram no litoral paulista, favorecendo maior frequência de dias de chuva no norte catarinense, e menor elevação da temperatura.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram