Hildebrandt falou em evento, que Blumenau trabalha para superar o Natal de Gramado em 2024

Foto: Ricardo Silva / Photuspress

 

 

 

 

Fotos: Ricardo Silva / Photuspress

Na noite de segunda-feira (9/12/19), o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, esteve presente em um jantar no Hotel Quality (antigo Viena), organizado pelo Blumenau & Vale Europeu Convention & Visitors Bureau. O evento contou com a imprensa, convidados, autoridades e pessoas ligadas ao trade turístico da região.

Hildebrandt acabou chegando um pouco mais tarde em função de compromissos. Durante sua fala destacou a necessidade de todos os municípios trabalharem juntos em prol do crescimento da região e para ser conhecida como um polo de turismo.

“Estamos trabalhando para o Magia de Natal, de Blumenau, em uns 4 anos, superar o de Gramado em termos de movimentação turística”, disse o prefeito que preside a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI). Ele pretende trabalhar para que a atual nomenclatura mude para Associação dos Municípios do Vale Europeu. O Magia de Natal é o segundo evento mais importante do município, só perdendo para a Oktoberfest.

 

 

O evento do qual participava é o 1º MICE de turismo Blumenau e Vale Europeu, que contou com a palestra de Fátima Facuri, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) do Brasil, presente em 12 estados. Os convidados puderam conhecer a nova logomarca do Blumenau Convention & Visitors Bureau. Também foram homenageadas onze pessoas, que de alguma forma contribuíram com seu trabalho para o desenvolvimento do turismo regional.

 

 

Fátima Facuri falou sobre “Perspectivas do mercado de eventos para 2020 diante do atual cenário econômico”. O setor emprega cerca de 7,7 milhões no Brasil, e segundo ela, não tem crise. “Houve mudanças devido ao cenário econômico dos últimos anos, com a diminuição de alguns eventos e a forma de serem trabalhados. Mas, o turismo continua sendo um dos melhores setores para se investir e ter retorno”, disse.

Com o objetivo de incentivar, principalmente o turismo de negócios, o Ministério do Turismo investiu no último ano cerca de R$ 103 milhões em compra e reforma de equipamentos. “É necessário ter bons locais, bem equipados e com tecnologia disponível para que haja desenvolvimento em turismo”, enfatiza.

Dados revelaram o potencial de mercado do setor. Até novembro de 2019, foram realizados 3,8 mil feiras e eventos, que geraram R$ 209,2 bilhões no PIB. As empresas envolvidas nesses eventos, são 55,9% de abrangência regional. Para 2020, já tem mais de 1,4 mil programados.

 

 

O presidente do Blumenau & Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, Develon da Rocha, está bem satisfeito com os rumos que o turismo está tomando em toda a região. “Este ano tivemos conquistas importantes para Blumenau e o Vale Europeu. Entre as diversas ações da entidade, podem ser destacadas o Comitê Olímpico Brasileiro, o Meeting de Judô e outros eventos em âmbito local que movimentaram toda cadeia produtiva do turismo. A entidade apoiou cerca de 25 eventos neste ano. Para 2020, além dos que já fazem parte do calendário da cidade, algumas captações já estão confirmadas, como, por exemplo, o Congresso Estadual de Dermatologia e o Campeonato Brasileiro de Karatê”.

Durante o evento, também foi apresentada a nova logo da entidade, com muito mais cores e inspirada em alguns pontos turísticos da cidade. Entre eles, a torre da matriz e a ponte de ferro. “Uma logo moderna e que combina com essa nova trajetória da entidade”, enfatiza Rocha.

 

 

A entidade tem por objetivo captar e gerar eventos e congressos de alcance regional, nacional e internacional para a cidade, atuando também como órgão de apoio na realização e organização de tais eventos, bem como no aprimoramento dos eventos já existentes no calendário.

As cidades de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Ilhota, Indaial, Luis Alves, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó fazem parte das atividades do Blumenau & Vale Europeu Convention & Visitors Bureau. Depois de passar por uma reestruturação interna, está se organizando para cuidar dos preparativos da licitação do novo centro de convenções que será construído em Blumenau, com capacidade para atender todo o Vale do Itajaí.