Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Horta Urbana na Osterdorf mostra a importância do plantio nas cidades com dicas sustentáveis

 

 

 

Fotos: Rafael Althoff

Uma das novidades da Osterdorf para este ano é a Horta Urbana, ou melhor, a Ostergarten. No local o visitante encontra caixarias com vegetais e hortaliças, além de árvores frutíferas criando aquele clima de fazenda no meio da cidade.

O projeto criado pela Fellows Garden Studio, e as oficinas de plantio e compostagem contam com o apoio e parceria da engenheira Florestal e educadora ambiental Ana Glória. São mudas de menta, manjericão, salsão, alfaces, salsinha, beterraba, agrião, peixinho, hortelã, rúcula, rabanete, couve, cebolinha, tomates, quiabo, pepino, boldo, alecrim, tomilho, beringela, pimentão e algumas árvores frutíferas, como jabuticaba, ameixa, laranja, tangerina, banana, butia e pitanga.

Junto com a horta, a Ostergarten terá oficina de plantio em casquinhas, compostagem e também distribuição de sementes para plantio em casa. Cada participante da oficina deverá levar as suas próprias casquinhas ou então adquiri-las na feira de artesanato, localizada também na Osterdorf.

O presidente da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), Richard Steinhausen, explica que o espaço foi criado com o objetivo de dar dicas de sustentabilidade e mostrar a importância e os benefícios do plantio na cidade, falando sobre a origem e a qualidade dos alimentos. “Nossa intenção é conscientizar pais e filhos para a importância do consumo e cultivo de plantas, além de ressaltar a importância e o cuidado que devemos ter com o planeta, com dicas de sustentabilidade”, alega.

A atração fica localizada no anel externo do Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão. A Osterdorf 2019 pode ser visitada de quarta a sexta, das 14h às 21h, inclusive na sexta-feira Santa, dia 19 de abril. Sábados e domingos, das 10h às 21h, e no domingo de Páscoa, das 10h às 14h.

O evento é uma realização da Ablutec, do Parque Vila Germânica e da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer (Sectur). A Osterdorf tem o patrocínio da Brandili e conta com o apoio do curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e o curso de Medicina Veterinária da Unisociesc Blumenau.

 

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top