Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Incêndio na empresa Blukit é controlado por volta das 17h

Fotos: Luciano Bernz | Filmagem: Soni Robinson Witte

O incêndio que consumiu uma parte da empresa Blukit, localizada na Rua João Pessoa, no bairro Velha, parou a região próxima. Vinte agentes da guarda de trânsito estavam no local orientando o fluxo de veículos, que foi afetado não só nesta via, como também nas ruas Frei Estanislau Schaette, General Osório e Governador Jorge Lacerda.

As chamas provavelmente iniciaram às 14h30min e desde lá foi montada uma verdadeira “operação de guerra”, que envolveu todos os quartéis do Corpo de Bombeiros de Blumenau e as brigadas de incêndio das empresas próximas e  própria Blukit. Por volta das 16h30min um caminhão Scania da guarnição de Indaial, também chegou para ajudar. Os moradores também estavam envolvidos no combate às chamas, já que seriam diretamente atingidos.

Duas ambulâncias (Samu e Corpo de Bombeiros) estavam no local, três caminhões-pipa e seis caminhões dos bombeiros, foram essenciais para que as chamas não se alastrassem para as edificações vizinhas. Foram utilizados cerca de 300 mil litros de água.

Após o incêndio estar controlado por volta das 17h, Alcione Halmilton de Fraga, Capitão do Corpo de Bombeiros de Blumenau, concedeu uma entrevista coletiva para a imprensa. Naquele momento, os bombeiros ainda trabalhavam no rescaldo e em alguns focos de chama que ainda persistiam.

Incendio-Blukit_3-8-15_41

Qual foi a principal estratégia no combate à esse incêndio?

Capitão Fraga: Desde o primeiro momento que chegamos, a nossa preocupação maior é que esse incêndio não avançasse para as laterais, atingindo residências ou outras áreas da empresa. Com o apoio da equipe de brigadistas da empresa, mais bombeiros de todos os quartéis da área, montamos uma tática para proteger as laterais. No meio, onde o incêndio havia iniciado, a densidade de calor era muito grande. Por isso, essa parte nós deixamos queimar.

Nossa preocupação maior é que não avançasse para as outras áreas. O incêndio estava praticamente controlado por volta das 16h55min, mas eles ainda estavam combatendo uma área lateral onde tinha muito papelão. Além desse material, também havia plástico, e juntos, foram os maiores responsáveis por intensificar as chamas.

Temos a informação que foi preservada uma boa parte da empresa graças ao trabalho da brigada e do Corpo de Bombeiros.

Capitão Fraga: Boa parte da parte interna, principalmente o maquinário industrial na parte lateral foi preservado. Por isso nós não focamos onde o fogo já estava intenso, e sim evitar o avanço que se alastrasse para as edificações vizinhas.

Nós vimos muitos funcionários da brigada de incêndio dessa empresa (Schwancke) ajudando no combate às chamas. Essa ajuda fez diferença, ou eles se arriscaram em algum momento?

Capitão Fraga: Sem dúvida, quando nós cobramos os sistemas de segurança, com equipe de bombeiros na empresa, é justamente para dar esse retorno. O trabalho da equipe da empresa que nos ajudou a combater as chamas foi fundamental. Outra empresa que está nos fundos da Blukit, cedeu 200 mil litros de água da reserva técnica, o que foi fundamental para o controle do incêndio.

A estrutura de prevenção da empresa assim como de residências é o que fez a diferença?

Capitão Fraga: Exatamente. Quando nós pensamos em sistema preventivo, é para também ajudar em um momento desses. Quando o incêndio se intensificou, esse aporte de água da empresa do lado, que é uma exigência da norma técnica, foi fundamental para o sucesso da operação.

Teve algum ferido?

Capitão Fraga: Para mim não chegou nenhuma informação sobre alguém ferido.

Em nota no Facebook da Blukit, a empresa informou que todos os funcionários estão bem, e que as causas do incêndio serão apuradas. 

Incendio-Blukit_3-8-15_64

Incendio-Blukit_3-8-15_37

Incendio-Blukit_3-8-15_42

Incendio-Blukit_3-8-15_38

Incendio-Blukit_3-8-15_43

Incendio-Blukit_3-8-15_70

Incendio-Blukit_3-8-15_71

Incendio-Blukit_3-8-15_72

Incendio-Blukit_3-8-15_68

Incendio-Blukit_3-8-15_58

Incendio-Blukit_3-8-15_51

Incendio-Blukit_3-8-15_52

Incendio-Blukit_3-8-15_45

Incendio-Blukit_3-8-15_46

Incendio-Blukit_3-8-15_47

Incendio-Blukit_3-8-15_48

Incendio-Blukit_3-8-15_49

 

A estratégia dos bombeiros conseguiu evitar que as edificações próximas fossem atingidas.

A estratégia dos bombeiros conseguiu evitar que as edificações próximas fossem atingidas.

Foto: Soni Robinson Witte

Foto: Soni Robinson Witte

Foto: Soni Robinson Witte

Foto: Soni Robinson Witte

Foto: Soni Robinson Witte

Foto: Soni Robinson Witte

Foto: Soni Robinson Witte

Imagem mostra morador ajudando no combater às chamas | Foto: Soni Robinson Witte

Foto: Soni Robinson Witte

Foto: Soni Robinson Witte

Incendio-Blukit_3-8-15_66

Incendio-Blukit_3-8-15_65

Incendio-Blukit_3-8-15_63

Incendio-Blukit_3-8-15_39

Incendio-Blukit_3-8-15_57

Incendio-Blukit_3-8-15_56

Incendio-Blukit_3-8-15_54

Incendio-Blukit_3-8-15_55

Incendio-Blukit_3-8-15_53

Incendio-Blukit_3-8-15_62

Incendio-Blukit_3-8-15_67

Incendio-Blukit_3-8-15_40

 

comentários

Tags

Posts relacionados

*

*

Top