Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Internet móvel 5G começa a ser testada em Santa Catarina

 

 

 

A TIM anunciou durante o evento Painel Telebrasil 2019 nesta quarta-feira (22/05/19) em Brasília, que está testando a tecnologia 5G em Florianópolis. A instalação representa mais um passo da operadora para a chegada comercial da tecnologia no Brasil, prevista para 2021.

O equipamento foi instalado junto à Fundação Certi, parceira do projeto para transformar a capital catarinense numa ‘cidade-laboratório’ do 5G e suas aplicações. A novidade também tem a parceria da Huawei e está sendo testada na frequência de 3,5 GHz.

O objetivo do projeto é desenvolver um centro de referência em 5G com foco em aplicações, produtos e serviços de forma a promover a tecnologia e os novos modelos de negócio. A operadora quer acelerar a implantação de aplicações para cidades inteligentes, agricultura inteligente, indústria 4.0, entretenimento, saúde, carros autônomos e realidade virtual.

A tecnologia de internet móvel permite que o celular funcione como um modem, fornecendo sinal de internet para ele próprio – o que exclui a necessidade de uma conexão com roteadores externos. Sua evolução mais significativa se popularizou com a chegada do 3G, a internet da terceira geração, e depois com a evolução para o 4G.

A princípio não há uma previsão para chegar ao Vale do Itajaí, afinal depende dos testes. Para você ter uma ideia do que significa essa velocidade, até 1999, o sistema Wi-Fi, tão comum em empresas e nossas casas,  operava com a frequência de 2,4 GHz. A partir daquele ano, foi inaugurada uma nova “pista” para a troca de informações entre equipamentos – a frequência de 5 GHz se tornou realidade na informática. Isso significa que a velocidade de 3,5 GHz que será testada é um pouco abaixo, mas muito melhor do que a atual.

 

Posts relacionados

Top