Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Laboratório Municipal de Blumenau recebe representantes do Lacen para visita técnica

 

 

 

 

Foto: Marcelo Martins

Na quarta-feira (19/02/20), representantes do Laboratório Central (Lacen) da Secretaria de Estado da Saúde, estiveram em Blumenau para uma visita técnica. Na oportunidade, também foi discutida uma possível ampliação do acordo de cooperação que o Estado possui com o município, na realização de exames.

 

 

O Laboratório Municipal localizado no bairro Vorstadt realiza um trabalho de vigilância em saúde. A equipe é composta por quatro bioquímicos e dois técnicos que realizam exames de análise da qualidade da água, tuberculose e hanseníase para Blumenau e outras 17 cidades que compõem a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí. Este trabalho evita que o material tenha que ser levado até Florianópolis para análise no Lacen, dando mais agilidade aos diagnósticos.

 

 

A coordenadora do Laboratório Municipal, Silvâni Sehnem do Amaral, ressalta o trabalho realizado pela equipe técnica há mais de 20 anos em Blumenau. “A gente desenvolve um trabalho voltado à epidemiologia, temos uma visão do coletivo. Então quando a gente diagnostica um caso de tuberculose, a gente possibilita que essa pessoa seja tratada e evita que a população que está próxima dessa pessoa seja contaminada”, afirma. A especialista salienta ainda que esse é um trabalho diferente do realizado em laboratórios de análises clínicas, que tem como objetivo atender um único paciente.

 

 

Entre 2017 e 2019 mais de 126 mil exames foram realizados pela equipe. Os exames relacionados à qualidade da água são os mais realizados – somente em 2019 a equipe fez quase 20 mil estudos relacionados a turbidez, flúor e microbiologia, que assegura que se a água é potável ou não.

Unidades como o Hospital Santa Catarina, Hospital Santa Isabel, Hospital Santo Antônio, Hospital Misericórdia e o Presídio Regional de Blumenau enviam materiais para serem analisados no Laboratório Municipal de Blumenau.

Rede Lacen

O Laboratório Municipal de Blumenau faz parte da Rede Lacen que atualmente também é composta pelas regionais de Criciúma, Joinville, Joaçaba, Chapecó, São Miguel do Oeste, Lages e Canoinhas.

 

Posts relacionados

Top