Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Levantamento aponta otimismo dos comerciantes de SC com as vendas de Natal

 

 

 

Natal é a época mais esperada para o comércio. As vendas trazem emprego e equilibram as contas dos meses mais fracos. Um levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) elaborado junto a associados das 20 cidades de maior potencial econômico do estado, apontou que para 66,84%% dos consultados, as vendas devem ser maiores do que em 2018. Para 46,94%, o crescimento deve ser de até 5%, enquanto 25,51% acreditam em 10%.

Esse aumento do nível de confiança dos consumidores e empresários, está vinculado ao corte dos juros e o controle da inflação. Foi a avaliação do empresário Ivan Tauffer, presidente da entidade, que acredita serem fatores determinantes para a retomada do consumo das famílias. Isso representa maior geração de empregos e um ciclo positivo de crescimento. A liberação do FGTS permitiu que milhões de inadimplentes colocassem as contas em dia ou, no mínimo, retomassem o pagamento de dívidas. Na prática, isso significa a recuperação do crédito e da capacidade consumo”, observa Tauffer, ciente ser um crescimento tímido, mas promissor.

O levantamento da Federação das CDLs revelou que para 25% dos associados consultados o tíquete médio do período deve ficar entre R$ 101,00 e R$ 150,00. Os itens mais procurados devem ser vestuário (31,63%), seguidos de calçados (12,24%). O pagamento por cartão de crédito continuará sendo a opção preferida dos consumidores, chegando a 53,57% – seguido de crediário, com 26,02%.

Como forma de ampliar as vendas, estratégias como promoções (35,71%) e campanhas (22,45%) estarão entre as principais ações desenvolvidas pelo comércio catarinense. Em relação à contratação de temporários para o período que se estende ao verão, 35,20% dos entrevistados pretendem contar com novos colaboradores.

Próspero Ano Novo

Com base na leve retomada econômica e no estímulo ao consumo, os lojistas catarinenses apostam em um balanço positivo para o ano de 2020. Consultados pela FCDL/SC, 84,18% estão otimistas para um cenário melhor que o de 2019. A projeção dos associados considera que a intenção de compra cresce à medida que aumenta o índice de confiança no comércio.

Posts relacionados

Top