Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Mais um dia com temperatura próxima dos 40°C, além de chance de trovoada e pancadas de chuva

 

Foto: Soni Robinson Witte | OBlumenauense

 

Depois de um dia sufocante de calor, a previsão diz que nesta quinta-feira (13/12/18) vai ter mais uma dose em Blumenau. Hoje o sol fica entre nuvens, com chance do pacotão completo de verão no final do dia: pancadas de chuva, trovoadas e descargas elétricas. Essa temperatura alta intensifica as áreas de instabilidade associadas a um cavado que se mantém no Estado.

A temperatura máxima pode chegar a 39°C. Vale lembrar, que a previsão de máxima ontem era 36°. Neste momento (11h29min), a temperatura é de 30°C e a mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 6h, quando fez 22,3°C. O rio Itajaí-Açu está com 87 cm e a umidade relativa do ar em 54,9%. Ventos fracos a moderados de noroeste, passando a sudeste.

Santa Catarina – No Oeste e Meio-Oeste, mais nebulosidade durante o dia. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva com trovoadas na maioria das regiões entre a tarde e noite. Temperatura alta, com mais umidade no ar dando sensação de ar abafado. As temperaturas máximas novamente superam os 33°C. Vento nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul. Deslocamento de uma frente fria no Litoral de SC, afastando-se da costa.

Nos próximos dias, sol, calor e previsão de temporal no fim do dia.

 

Sexta-feira (14)

Blumenau – Predomínio de sol entre nuvens com temperatura elevada e sensação de ar abafado. No fim do dia não se descarta a ocorrência de pancadas de chuva muito rápidas e isoladas devido ao aquecimento. A temperatura mínima varia entre 21 e 23°C e máxima entre 34 e 36°C. Ventos fracos de noroeste passando a sudeste.

Santa Catarina – Sol e calor no Oeste e Meio-Oeste. Já do Planalto ao Litoral, sol com aumento de nuvens e pancadas isolada de chuva entre a tarde e noite. Temperatura alta com máximas acima de 30°C na maior parte das regiões. Umidade relativa do ar alta, com sensação de ar abafado, vento nordeste e norte, fraca a moderado. Áreas de baixa pressão sobre o Sul do Brasil.

 

Sábado (15)

Blumenau – O intenso calor associado a alta umidade do ar formam áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva acompanhada por trovoadas e descargas elétricas a partir do fim da tarde. Há risco de temporal com rajadas fortes e momentâneas de vento. Temperatura mínima varia entre 21 e 23°C e máxima entre 37 e 39°C. Ventos fracos de noroeste passando a sudeste.

Santa Catarina – Sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva com raios em todas as regiões a partir da tarde, devido a aproximação de uma nova frente fria. Temperatura elevada, com sensação de ar abafado, vento sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Domingo (16)

Blumenau – Pancadas de chuva a partir da tarde devido a formação de áreas de instabilidade em virtude do aquecimento e da alta umidade do ar e risco de temporal de forma isolada. A temperatura mínima varia entre 21 e 23°C e a máxima de 34 a 36°C.

Santa Catarina – Presença do sol, mas previsão de muitas nuvens. No período da tarde, com a frente fria chegando ao Estado, podem ocorrer pancadas de chuva com raios em todas as regiões. A temperatura continua alta, com sensação de ar abafado. O vento sopra de sudeste a nordeste, com intensidade fraca a moderada e rajadas no Litoral.

 

Segunda-feira (17)

Blumenau – Um cavado (área alongada de baixa pressão) no Estado, intensificado pelo aquecimento em superfície provoca pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. A temperatura se mantém na média do dia anterior, com mínima entre 21 e 23°C e a máxima de 34 a 36°C.

Santa Catarina – Mais nuvens em todas as regiões e chuva no decorrer do dia, com intensidade moderada por alguns momentos, devido à frente fria e à formação de áreas de baixa pressão sobre Santa Catarina e Paraná. Temperatura elevada, com sensação de ar abafado, vento sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Tendência para SC, entre 18 a 27 de dezembro de 2018

As temperaturas amenizam um pouco a partir do dia 18, principalmente do Meio Oeste ao Litoral. Depois do dia 22, a chuva segue bem distribuída no Estado, com volumes mais significativos no Oeste.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top