Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Menos de 300 jovens foram vacinados contra o sarampo em Blumenau

 

 

Unicesumar 770 px 2019 | Engenharia

 

Foto: Divulgação/Semus

 

Uma semana após o início da segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, 277 jovens entre 20 e 29 anos foram imunizados. Outras 617 doses foram aplicadas no período de 18 a 23 de novembro, em pessoas de outras faixas etárias. Blumenau não recebeu do Ministério da Saúde uma meta, mas no Estado estima-se que 420 mil jovens precisam ser vacinados.

Apenas cerca de 40% dos jovens que compõem o público alvo da campanha e compareceram as salas de vacinação de Blumenau, precisaram ser imunizados. O restante já havia realizado a vacina contra o sarampo “Na dúvida, é importante procurar uma sala de vacinação do município, para que a carteira seja avaliada por um profissional de saúde, e atualizada caso necessário, com a aplicação das vacinas faltantes”, ressalta a coordenadora municipal da Vigilância Epidemiológica de Blumenau, Rosana Benvenutti.

No dia 30 de novembro, sábado, será realizado o dia D de vacinação, quando todas as unidades estarão realizando a vacinação contra o sarampo. Pessoas da faixa etária alvo da campanha, que não tenham tomado, não lembrem ou não tenham mais a carteira de vacinação para confirmar a imunização, podem procurar uma sala de vacina. A vacinação estará disponível também para outros públicos.

Caso suspeito

Na última semana, uma mulher de 26 anos, moradora de Blumenau, apresentou sintomas semelhantes ao sarampo. Uma amostra de sangue foi colhida e encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Governo do Estado (Lacen), para análise. A Vigilância Epidemiológica ainda aguarda o resultado. A paciente passa bem e não precisou ser internada.

A última vez que foi registrado em Blumenau um caso de sarampo autóctone (ou seja, adquirido no município) foi no ano de 1997. Casos importados não são registrados desde 2003. Os principais sintomas do sarampo são febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados.

Por Marília Prado [PMB] 

Tags ,

Posts relacionados

Top