Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Muitas nuvens e aberturas de sol, com risco de trovoada nesta quinta-feira (21/02) em Blumenau

 

 

Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras), no centro histórico de Blumenau | Foto: Júlio Pollhein

 

A atuação de um vórtice ciclônico em níveis médios da atmosfera favorece a presença e variação de nebulosidade nesta quinta-feira (21/02/19) em Blumenau. As aberturas de sol auxiliam a elevação da temperatura e a máxima deve ficar em torno dos 33°C. Neste momento (11h46min), faz 30,2°C com sensação térmica de 32,7°C. A mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 5h, quando fez 22,4°C.

O rio Itajaí-Açu está com 1,72 m; a umidade relativa do ar em 57,9% e o vento fraco vindo da direção sudeste. Há condição para chuva isolada entre a tarde e a noite, podendo ocorrer alguma trovoada.

Santa Catarina – Tempo com muito sol e calor, mais nuvens no decorrer da tarde, pancadas isoladas de chuva em todas as regiões, começando pelo Oeste e Meio Oeste no início da tarde. Não se descarta o risco de temporal localizado. Temperatura alta, com sensação de ar abafado, vento nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral. Sistema de alta pressão (massa de ar quente) com formação de núcleos de convecção isolada à tarde, devido ao calor.

 

Sexta-feira (22)

Blumenau – Aberturas de sol e presença e variação de nebulosidade. No início da manhã, mínima oscilando entre 22 e 24°C. Gradualmente a temperatura se eleva e à tarde faz calor, com máxima entre 31 e 33°C. Entre a tarde e a noite, há condição para pancadas isoladas de chuva e trovoadas em virtude do aquecimento superficial e da presença de um cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis baixos da atmosfera. Vento fraco de noroeste, passando a sudeste.

Santa Catarina – Manhã ensolarada e à tarde mais nuvens em todas as regiões do Estado, com pancadas isoladas de chuva à noite no Planalto Sul e Litoral Sul. Temperatura alta, com vento nordeste e norte, fraco a moderado.

 

Sábado (23)

Blumenau – Predomínio de sol entre poucas nuvens. A temperatura se eleva rapidamente e o calor ganha intensidade em relação aos dias anteriores. Áreas de instabilidade, formadas pela presença de um cavado em níveis baixos da atmosfera e potencializadas pelo aquecimento superficial, favorecem a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e a noite. Não se descarta o risco para temporais. Mínima entre 22 e 24°C e máxima entre 35 e 37°C. Vento de noroeste, passando a sudeste.

Santa Catarina – Manhã ensolarada, e à tarde, mais nuvens em todas as regiões do Estado, com pancadas isoladas de chuva à noite no Planalto Sul e Litoral Sul. Temperatura alta, com vento nordeste e norte, fraco a moderado.

 

Domingo (24)

Blumenau – O domingo inicia com predomínio de sol e calor em Blumenau. Ao final do dia, as condições do tempo mudam devido a aproximação e passagem de uma frente fria pelo litoral de SC. Há condição para pancadas de chuva e trovoadas e não se descarta o risco para temporais. Mínima entre 23 e 25°C e máxima entre 36 e 38°C.

Santa Catarina – Sol e calor pela manhã. Mudança rápida no tempo, com pancadas de chuva e temporais a partir da tarde, devido à aproximação de uma nova frente fria. Risco de temporais com descarga elétrica, vento forte e queda de granizo entre a tarde e noite. Temperatura alta, com vento norte a sudoeste, de fraco a moderado com rajadas.

 

Segunda-feira (25)

Blumenau – Com a frente fria no litoral catarinense e um cavado sobre o continente, o tempo fica instável, com muitas nuvens, e condição para chuva moderada com trovoada entre a tarde e à noite. Mínima entre 21 e 23°C e máxima entre 27 e 29°C.

Santa Catarina – Chuva na maior parte do período ao longo do dia, melhorando no decorrer do dia a partir da divisa com o Rio Grande do Sul. Temperatura alta, com vento norte a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Tendência para SC, entre 26 de fevereiro e 6 de março de 2019

A partir do dia 27, a temperatura diminui com a chegada de uma massa de ar mais frio.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

Posts relacionados

Top