Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Nanossatélite desenvolvido em Santa Catarina será lançado em foguete na China

 

 

FloripaSat-1 | Foto: UFSC

 

No dia 17 de dezembro será lançado ao espaço o FloripaSat-1 um nanossatélite (equipamento com 1,33 kg), desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O equipamento será transportado pelo foguete Longa Marcha-4 à 0h21min (horário de Brasília), no Centro de Lançamento de Taiyuan (TSLC), na China.

Alunos de graduação, mestrado e doutorado dos cursos de Engenharia Elétrica, Automação e Mecânica, trabalharam em parceria com o programa Uniespaço da Agência Espacial Brasileira (AEB). O projeto é coordenado pelo professor Eduardo Augusto Bezerra, do Departamento de Engenharia Elétrica e a previsão é ficar no espaço durante dois anos.

A função principal do projeto é envolver estudantes em uma missão espacial completa, desenvolvendo todos os módulos de um nanossatélite e a própria estação terrestre de comunicação. Outro objetivo é desenvolver Santa Catarina como um pólo na área espacial, atraindo projetos inovadores, estimulando investimentos públicos e privados

Além do FloripaSat-1, um outro satélite desenvolvido através de uma parceria entre a China e o Brasil também será enviado. É o CBERS-4A, um projeto da AEB em conjunto com a Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST) que terá como objetivo fornecer imagens para monitoramento do meio ambiente. A intenção é identificar desmatamentos, desastres naturais e observar a expansão sustentável da agricultura e das cidades.

Posts relacionados

Top