Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Nove toneladas de lixo são removidos de ribeirão em Blumenau em 40 dias de trabalho

 

 

 

Fotos: Marcelo Martins

Já faz cerca de 40 dias que seguem os trabalhos de desassoreamento do Ribeirão Salto do Norte, no bairro do mesmo nome, em Blumenau. As máquinas começaram na Rua Deonísio Chequeti, às margens da BR-470,  e percorreram todo o leito do rio seguindo pela Rua Profº Max Humpl, no bairro Itoupavazinha.

Nesta semana elas chegaram às ruas Francisca Krenkel e Berta Mette, que sempre são muito atingidas com os alagamentos decorrentes das fortes chuvas. Segundo a prefeitura, até agora já foram removidas cerca de 9 toneladas de lixo que estavam no leito do rio.

 

 

O investimento para amenizar os impactos causados durante as enxurradas e cheias é de R$ 300 mil, utilizando recursos da própria prefeitura. O dinheiro teria sido pleiteado junto aos governos Federal e Estadual, mas acabou negado.

Os trabalhos estão sendo realizados pelas equipes da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) com previsão de término na primeira quinzena de maio. Depois dessa etapa, o desassoreamento ainda prosseguirá por mais 100 metros, para ser finalizado às margens da Rua Henrique Mette.

Além do mau hábito de usar o ribeirão como lixo, o secretário da Seurb, Michael Schneider, também lamenta que muitos moradores não respeitam o recuo mínimo de 15 metros da margem do leito do ribeirão, para construírem suas casas. No início do desassoreamento isso afetou a estrutura de uma que chegou a ceder e ser interditada.

 

Posts relacionados

Top