Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

O que é o Snapchat, como funciona e para que é usado?

O Snapchat mudou muito nos últimos anos. Atualizações frequentes significam que o aplicativo não se parece ou funciona como antigamente.

A Snap, empresa por trás do Snapchat, é tão agressiva ao fazer as alterações no aplicativo que pode ser difícil acompanhar como o Snapchat realmente funciona, mesmo se você for um usuário comum.

Para facilitar as coisas, compilamos este guia simples. No final, você conhecerá todas as facetas do aplicativo.

 

 

O que é o Snapchat?

O Snapchat é um aplicativo para dispositivos Android e iOS. É liderado pelo co-fundador Evan Spiegel.

Um dos principais conceitos do aplicativo é que qualquer foto, vídeo ou mensagem enviada por padrão fica disponível para o destinatário por um curto período de tempo antes de ficar inacessível.

Essa natureza temporária ou efêmera do aplicativo foi originalmente projetada para estimular um fluxo mais natural de interação.

Uma última coisa: o desenvolvedor do Snapchat é uma empresa pública, chamada Snap. Alega ser uma empresa de câmaras. Como tal, cria outros produtos, incluindo hardware, como o Snapchat Spectacles.

Qual é o objetivo do Snapchat?

Inicialmente, o Snapchat estava focado no compartilhamento de fotos entre pessoas.

Contudo agora você pode usá-lo para diversas tarefas, incluindo enviar vídeos curtos, conversar ao vivo, enviar mensagens, criar avatares Bitmoji semelhantes a caricaturas e

compartilhar um cronológico e os “stories” que são transmitidos para todos os seus seguidores.

Há até mesmo uma área designada de “Descoberta” que exibe conteúdo resumido de grandes editores, como o Buzzfeed.

O Snapchat permite até que você armazene mídia em uma área de armazenamento privada.

Outros recursos incluem a capacidade de adicionar filtros e lentes baseadas em AR para encaixar e mostrar sua localização ao vivo em um mapa do mundo.

Mas o principal a perceber sobre o Snapchat é que é tudo sobre comunicação instantânea através do seu celular. Antes do Snapchat, a mídia social era muito baseada em desktop, e era tudo sobre acumular dados.

Por exemplo, você poderia postar status, tweets, fotos e vídeos, e você teria um registro de todas essas coisas online, para que seus amigos pudessem comentar sobre eles e todos iriam vê-los para sempre.

O Snapchat mudou isso. Isso mudou a maneira como nos comunicamos online. Com o Snapchat, você pode enviar uma foto sua com uma lente AR com arco-íris aplicado a um amigo e, depois de abri-la, ela desaparecerá para sempre.

Tecnicamente, eles podem fazer uma captura de tela, se quiserem, e responder com sua própria resposta de foto ou vídeo, que também podem transmitir a sua história para amigos e seguidores verem.

Enfim, existem tantos usos para este aplicativo. É difícil não ver seu valor e por que é único.

Como o Snapchat funciona?

O Snapchat é atualizado com tanta frequência que é um desperdício de tempo escrever um manual de instruções passo a passo sobre como operar o aplicativo, já que o Snapchat pode parecer e funcionar de forma completamente diferente em apenas alguns dias.

Contudo, o mais importante é conhecer suas características-chave populares e como elas funcionam em geral, acabando por serem essas as principais telas que você verá ao navegar pelo Snapchat.

Algumas informações que precisa ter em mente

  • Muitos relatórios e estudos afirmaram que a maior parte desses usuários são da geração do milênio.
  • Como resultado desses usuários mais jovens, o aplicativo gerou diversos termos e nomes exclusivos para seus recursos, de “snaps” a “story”.
  • Se você está confuso com todo esse jargão, apresentamos de seguida um mini Glossário com os termos mais comuns.

1 – Bitmoji

  • Se você fez o download do aplicativo Bitmoji, criou um avatar e vinculou sua conta ao Snapchat, você verá lentes baseadas em AR com seu avatar, bem como adesivos no bate-papo com seu avatar.
  • Você também pode ver adesivos “friendmoji” no bate-papo, que apresentam você e um amigo.
  • Podemos dizer que o Bitmoji é projetado para incentivar a interação do usuário no Snapchat.
  • Resumidamente são os emojis específicos do Snapchat.

2 – Snap chat

  • Este é um recurso de mensagens do Snapchat que permite conversar diretamente com outros usuários.
  • Você pode acessar a seção Bate-papo deslizando da esquerda para a direita na tela da Câmera.
  • A partir daqui, você também pode enviar adesivos Bitmoji, iniciar uma chamada de vídeo ao vivo, enviar dinheiro, compartilhar snaps e muito mais.

3 – Filtro

  • Você pode melhorar seu snap adicionando uma superposição divertida com um filtro. Depois de tirar um snap, deslize para a direita ou para a esquerda na tela de visualização para adicionar filtros coloridos, a hora atual, o clima local, as sobreposições de velocidade ou os geofiltros à sua foto ou vídeo.
  • Depois de tirar o seu snap e aplicar o primeiro filtro, você pode pressionar e segurar e, em seguida, deslizar para adicionar outro filtro também.

Como vê, o Snapchat é um aplicativo que não pode faltar em nenhum celular. Se ainda não experimentou, o que está esperando?

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top