Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

“O que vou dizer ao meu filho?” diz moradora ao ver inúmeros peixes mortos em Blumenau

 

 

 

 

A manhã desta terça-feira (3/12/19) foi de muita tristeza para o casal Müller que tem o privilégio de morar às margens do ribeirão Velha. O local é um dos preferidos do filho Ludwig, de 2 anos e 9 meses, que gosta de ver os peixinhos na água que sempre está clara.

Mas hoje uma grande mancha escura podia ser vista nas águas no fundo da residência localizada na Rua Gustavo Benner, no bairro Velha. Segundo o morador Evandro Nardelli Müller, são desde tilápias, carpas até girinos, entre outros. A sogra, que é idosa, e a cunhada costumam sentar no local para apreciar o rio e a natureza.

Evando disse que acionou a Polícia Militar Ambiental e espera que possam descobrir quem é o responsável pelo crime. Sua esposa Lili desabafou nas redes sociais: “Mais uma vez o Ribeirão da Velha sofre a ganância humana desenfreada. O que digo para meu filho? Todo dia íamos dar bom dia pros peixes. E agora eles passam todos boiando, mortos. Vão achar o culpado ou vão fazer vista grossa?” 

A equipe de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) de Blumenau foi informada e está indo ao local verificar a situação. Assim que a prefeitura tiver uma informação oficial, será divulgada. Mas será necessária uma análise em laboratório para saber que tipo de produto químico pode ter ocasionado o problema ambiental.

Será que Ludwig contará aos seus netos sobre a infância feliz em que havia um ribeirão de águas claras e peixes? Ou nossa geração ainda conseguirá fazer com que eles consigam conferir isso pessoalmente? Depende de como cobrarmos hoje dos responsáveis, e que as empresas com potencial poluente ajam em prol do futuro.

 

 

 

Assim que Ludwig sempre via seus amiguinhos no ribeirão Velha

 

 

Confira as fotos de Soni Robinson Witte

 

Posts relacionados

Top