Oktoberfest de Blumenau tem superávit de R$ 4,8 milhões, 13,2% a mais que 2017

 

Na manhã nesta terça-feira (20/11/18), foi apresentado o balanço financeiro da Oktoberfest Blumenau 2018. Esse ano, a maior festa alemã das Américas apresentou superávit de R$4.811.796,26, valor 13,2% maior do que no ano passado.

Segundo a Administração Municipal, o valor será utilizado para a troca do playground do Parque Ramiro Ruediger, para manutenção e operação do Parque Vila Germânica, para eventos comunitários como o Magia de Natal, Réveillon e Osterdorf e para o Sabores de SC.

 

 

Deste valor geral, R$ 142.599,99, correspondentes a 1% do valor bruto de venda de bebidas alcoólicas, foram doados ao Fundo Municipal para Ações de Políticas Públicas sobre Drogas (Fremad) e R$ 9.900 para compra de drone doado à Polícia Militar.

Os organizadores da festa tornaram públicos também alguns resultados da pesquisa de satisfação feita com o público do evento. O perfil dos visitantes tem mudado nos últimos anos. Em 2018, 48,3% eram casados ou em união estável (2015 – 16,4%, 2016 – 32,8%, 2017 – 47%).

O público feminino também apresenta crescimento constante, em 2018 foram 56,60% de mulheres (2015 – 43,77%, 2016 – 45,39%, 2017 – 53,30%). A estrutura de evento e os banheiros apresentam altos índices dos conceitos ótimo e bom, sem receberem indicações de ruim ou péssimo.

O Oktober Karte, uma das principais inovações desta edição, foi bem aceito pelo público, recebendo conceito ótimo e bom de 86,9% dos entrevistados. 92,2% disseram que o sistema facilitou suas compras. Um outro índice que chama de atenção, cuja aplicação ocorreu pela 1ª vez na Oktoberfest Blumenau, foi o Net Promoter Score (NPS). O NPS é uma métrica de marketing que aponta o grau de satisfação e o potencial de recomendação do cliente da festa. A Oktoberfest recebeu conceito Perfeição, com 85,4%.

O cálculo do NPS se dá pegando o percentual de clientes promotores menos o percentual de cliente detratores, chegando a um índice classificado de 0 a 100, com notas de:

  • 1 a 50 = Zona de Aperfeiçoamento, a empresa possui um grande volume de detratores e neutros.
  • 51 a 75 = Zona de Qualidade, a empresa possui mais clientes neutros e promotores, do que detratores.
  • 76 a 100 = Zona de Perfeição, a empresa possui alto índice de clientes promotores e poucos detratores.

Edição 2019 da Oktoberfest Blumenau

A organização da Oktoberfest Blumenau aproveitou a oportunidade do encontro para anunciar medidas e inovações para a edição de 2019 do evento. Já em fevereiro do próximo ano serão feitas as licitações das cervejarias artesanais, que somam sete pontos de vendas, pulverizados nos setores do Parque Vila Germânica, e da gastronomia, cujo cardápio passará por revisão. Ao todo, serão 16 pontos de venda de alimentação licitados.

O valor dos ingressos da 36ª Oktoberfest Blumenau será reajustado. Os preços estavam congelados desde 2014. Em 2019, o ingresso de domingo, terça, quarta e quinta-feira custará R$ 16; o de sexta-feira e véspera de feriado, R$ 36 e o de sábado e feriado, R$ 46. Os organizadores afirmam que estes valores serão mantidos pelo biênio de 2019/2020.

Uma grande novidade anunciada para o próximo ano é a possibilidade do aumento do número de desfiles oficiais, que ocorrem na rua XV de Novembro, de 6 para 7 apresentações. A proposta será apresentada e discutida com os grupos que compõem os desfiles, na próxima reunião agendada para dia 21. O prefeito Mario Hildebrandt anunciou também a intenção de realizar desfiles na Sommerfest 2019. Estes ocorreriam na rua Alberto Stein, em frente ao Parque Vila Germânica. A proposta para estes desfiles também será discutida com os grupos, na próxima quarta-feira.

 

Confira a apresentação completa, pela live de OBlumenauense