Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Orquestra de sopros alemã se apresenta pela primeira vez em Blumenau e no Brasil

 

 

 

Fotos: divulgação

No início da tarde de sexta-feira (4/10/19) desembarca no Aeroporto Internacional de Navegantes, a orquestra juvenil alemã de metais Jugendblasorchester Der Bergarbeiter Plessa e.V. É a primeira vez que os músicos vem ao Brasil para uma visita à Blumenau de 14 dias, incluindo a Oktoberfest. O convite foi feito por Charles Schneider, conhecido pelo grupo de Stammtisch Amigos da Itoupava, e atual presidente da Sociedade Cruzeiro.

O grupo vem da cidade de Plessa, uma pequena vila de mineradores no estado de Brandenburg, na Alemanha. Na década de 1930, os trabalhadores da indústria de lignite fundaram a primeira Orquestra de Sopro, que depois acabou parando.

 

 

Em 2011, começou o projeto “Musik macht Schule” (Música faz Escola), quando alguns estudantes descobriram o amor pela música e não queriam mais devolver o seu instrumento. Dois anos depois, foi criada a orquestra sob a regência de Andrea Müller.

O repertório varia desde músicas clássicas, popular alemã, rock, de cinema e televisão, sucessos dos anos 60 e atuais. O trabalho dos jovens começou a ficar conhecido e hoje eles participam de intercâmbios em vários países.

 

 

Schneider irá recepcioná-los para uma programação que começa no sábado (5), quando passarão pelo 23º Batalhão de Infantaria. Por volta das 15h, eles serão recepcionados no mausoléu pelo prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, e outras autoridades.

Logo cedo no domingo (6), às 8h30min, eles visitarão o Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau. Mais tarde, se apresentarão na Sociedade Esportiva Recreativa Cruzeiro, que comemora 55 anos de fundação. No local haverá um almoço ao custo individual de R$ 50, e o evento começa às 10h, com a apresentação da banda Hausmusikanten.

O grupo Jugendblasorchester Der Bergarbeiter Plessa e.V. participará do desfile da Oktoberfest no dia 9 (quarta-feira). No dia seguinte, eles se apresentam entre às 18h30min e 20h30min no pavilhão Eisenbahn.

No dia 11, sexta-feira, a orquestra se apresenta no Teatro Municipal de Pomerode junto com a banda da cidade. As visitas para cidades no médio Vale do Itajaí seguem no dia 12 para Timbó (SC), onde participa do desfile de 150 anos de fundação do município. Às 13h os jovens músicos se apresentam na Festa do Imigrante.

No Litoral, eles passarão por Porto Belo no dia 13, um domingo, e depois voltam para Blumenau. No dia seguinte, às 20h de segunda-feira, a orquestra de sopros alemã se apresenta com a Banda do 23º BI no Teatro Carlos Gomes.

A Câmara de Vereadores de Blumenau, por iniciativa do vereador Alexandre Caminha, homenageará os alemães na sessão do dia 15. Eles se despedem da cidade anfitriã com destino para a capital catarinense, onde se apresentarão no dia 17 na Base Aérea de Florianópolis. O retorno para a Alemanha, está marcada para o dia 18, quando encerram as visitas nesse pedaço europeu na América do Sul.

 

Posts relacionados

Top