Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Paciente pode recuperar fala após procedimentos cirúrgicos no Hospital Santa Isabel

 

 

 

 

Por Gabriel Silva

Pacientes que passaram por cirurgias para tratar doenças como câncer de boca e garganta serão beneficiadas com insumos para , que serão distribuídos pelo SUS em Santa Catarina. Em parceria com o Governo do Estado, o Hospital Santa Isabel é a segunda unidade hospitalar a receber os insumos para pacientes laringectomizados.

 

Imagem ilustrativa

 

O primeiro procedimento no Hospital Santa Isabel foi realizado na tarde desta terça-feira (10/12/19), pelos doutores Eduardo Martignago e Thiago Sônego, ambos são Cirurgiões de Cabeça e Pescoço. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, cerca de 300 pacientes serão beneficiados. Profissionais de Saúde do Hospital Santa Isabel, que farão o manuseio desses insumos, passaram por capacitação para a realização dos procedimentos.

A recuperação da fala é gradativa. Após o procedimento, o paciente precisa realizar alguns exercícios para que consiga se comunicar novamente. A cirurgia permite que o paciente volte ao convívio social, se comunicando com as pessoas através da fala.

 

Pacientes beneficiados

Os beneficiados com a distribuição dos insumos para reabilitação vocal e pulmonar são pacientes do SUS. Porém, para o primeiro procedimento, o Hospital Santa Isabel não contava com um paciente SUS autorizado a realizar o procedimento – documentação confirmada, exames em dia e autorizações assinadas. Desse modo, o procedimento cirúrgico foi realizado em um paciente de convênio, para que o HSI não perdesse a oportunidade de treinar seus profissionais e garantir a realização das próximas cirurgias, que serão todas para pacientes do SUS! Os insumos utilizados neste primeiro procedimento foram pagos pelo convênio.

Posts relacionados

Top