Pesquisador da FURB apresenta projeto de pesquisa em conferência na Tailândia

 

 

 

Entre os dias 19 e 23 de março, aconteceu em Bangkok, na Tailândia, o Grand International Conference and Exposition Asia 2019. O evento é uma extensão da Conferência e Exposição IEEE-PES T&D, maior exposição semestral sobre energia elétrica da América do Norte e que pela primeira vez aconteceu fora do continente norte-americano.

Um representante de uma universidade blumenauense presidiu um dos fóruns da conferência e apresentou os resultados do projeto de pesquisa junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Thair Ibrahim Mustafa é professor do Departamento de Engenharia de Telecomunicações, Elétrica e Mecânica da FURB.

A pesquisa busca desenvolver uma metodologia para mitigar os desligamentos em uma linha de transmissão de alta tensão problemática da Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE- GT), parceira do projeto.

Houve uma redução significativa dos desligamentos com o emprego da metodologia desenvolvida no projeto. Sendo reconhecida pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e pela própria Aneel, que citou o projeto como referência em relatório técnico distribuído a todas concessionárias do país”, explica Thair Ibrahim Mustafa.

Também participaram do projeto os professores Luiz Henrique Meyer, Hugo Almaguer e Sérgio Cabral; além da parceria de três pesquisadores do Departamento de Engenharia Elétrica da CEEE- GT. Ele faz parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel, que regulamenta o setor elétrico nacional. Através dela, as companhias de energia elétrica do país financiam projetos de pesquisa para o setor elétrico.

O trabalho foi selecionado entre mais de 600 artigos técnicos e o professor Thair Mustafa presidiu o Forum Session 11- Protection & Real-Time Monitoring & Emergency Control. Segundo o pesquisador, representar a Universidade Regional de Blumenau em evento internacional eleva o potencial científico da instituição.

“A importância é bastante significativa, pois coloca a FURB num patamar em que poucas instituições no país estão. Hoje a FURB é conhecida em eventos com a chancela do IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers), na Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e Oriente Médio”, afirma Mustafa.

* Com informações da FURB