Piquenique da inclusão ganha 4ª edição em 1º de abril

Foto: Eduardo Guilhon

 

Por Iuri Kindler, com fotos de Eduardo Guilhon

O evento que foi criado há três anos para integrar, em grande maioria, as famílias que possuem filhos com alguma síndrome, como o autismo, deficiências ou perfil neuro-típico, para que possam socializar e brincar sem barreiras e sem preconceito ganha a quarta edição no sábado, 1º de abril, a partir das 15 horas, no já conhecido grande jardim dos fundos na casa da família Strelow, Rua Carlos Roesel, 111, no bairro Itoupava Central, em Blumenau.

Esta edição especial foi agendada a pedido do público que somou mais de 250 pessoas na edição de novembro de 2016. A data escolhida vem de encontro com as comemorações alusivas ao dia 2 de abril, que mundialmente é conhecido como o Dia da Conscientização do Autismo. “Nós já realizávamos o piquenique próximo desta data e a edição do ano passado aconteceu somente em novembro. Foi então que muitas mães conversaram comigo sobre a possibilidade de duas edições. Em conversa com os voluntários conseguimos apoio para mais esta edição” destaca Simone Gadotti Strelow, idealizadora do projeto.

 

 

Desta vez é esperado um número ainda maior de participantes devido a repercussão que o evento vem ganhando e pelo espaço que permite o aumento de público, seguindo o mesmo formato, em que as famílias levam o que irão lanchar, além de alimentos que são recebidos por doações. Brincadeiras e atividades são realizadas de forma voluntária e as despesas com estrutura de brinquedos provém de doações de empresas e entidades. A participação é gratuita e não é preciso confirmar presença. Na página Facebook é possível os interessados acompanharem a movimentação ou tirarem dúvidas. ,

Outros eventos também seguem na semana, como a exposição fotográfica Viagem ao Mundo Azul do fotógrafo Eduardo Guilhon e em conjunto com a Associação de Pais e Amigos do Autista de Blumenau e Microrregião (Ama) há uma programação semanal que incluí caminhada, pintura azul na ponte no início da XV de Novembro e palestras com profissionais da saúde especialistas no tema. Todos também mencionados nas redes sociais.

Toda criança merece brincar

Quando Simone, mãe de dois meninos autistas, percebeu a necessidade de aproximar as mães e pais que possuem filhos com alguma síndrome, neuro-típicas ou com alguma deficiência, buscou referências e criou o Piquenique da Inclusão em 2014, proporcionado uma tarde em que as famílias pudessem se integrar e as crianças conseguissem brincar sem qualquer tipo de preconceito, em um espaço com maior aceitação e respeito, principalmente porque adultos e crianças sem qualquer deficiência ou síndrome também participam e percebem que todos somos diferentes. O resultado sempre é muita criança puxando o fôlego para se divertir sem qualquer preocupação do começo ao fim da tarde.

Informações adicionais, sobre como participar do evento ou como apoiar com doações, podem ser obtidas no e-mail no e-mail sgstrelow@gmail.com ou telefone (47) 99947-4566