Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Pomerode prepara o maior ovo de Páscoa decorado do mundo com 15 m de altura

 

 

 

Fotos: João Siqueira

A obra de arte gigante deve colocar Pomerode (SC) no livro dos recordes pela segunda vez. Isso porque a cidade já conquistou em 2017 o título de maior Osterbaum do mundo, uma árvore com 82 mil casquinhas. A novidade deste ano é uma estrutura de 15 metros de altura e 9 metros de diâmetro, concorrendo na categoria de maior ovo decorado do mundo.

O recorde atual pertence à cidade de Alcochete, em Portugal, com um ovo de 14,79 metros de altura e 8,40 metros de diâmetro pintado em 2008. A medição será realizada no dia 9 de março, antes do início da 11ª Osterfest. Mas para deixar tudo pronto até a data, é preciso de tempo e uma equipe especializada.

As artes, cores e técnicas de pintura foram elaboradas pela artista plástica Silvana Pujol, que cedeu a obra para uso exclusivo do evento e dos integrantes da Associação Visite Pomerode (Avip). Toda a projeção e execução da peça é realizada pelo artista plástico e escultor João Siqueira, que já projetou, junto de sua equipe, obras gigantes e carros alegóricos do carnaval de Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, além de obras no Uruguai.

 

Estrutura de 15 metros de altura e 9 metros de diâmetro terá suas medidas avaliadas no dia 9 de março

 

A estrutura é feita em quatro partes, três com quatro metros cada e uma com três. Primeiro vem a base, que vai dar sustentação para todo o resto, depois as barras de ferro, que vão formar o corpo e, pra finalizar, o topo, que deve se juntar a armação e compor a arquitetura. Após isso, são colocadas espumas que, posteriormente, receberão um tecido para que seja efetuada a pintura do ovo”, explica Siqueira.

Para o escultor, que possui 37 anos de carreira, é um prazer participar do processo que deve levar mais um recorde para a cidade. “Eu iniciei na profissão através do turismo internacional e de eventos. Por isso, atuar em obras de arte que trarão ainda mais visibilidade para o setor e visitantes para Pomerode é o que me faz querer continuar com esse trabalho”, diz. A estrutura começou a ser desenvolvida no dia 11 de janeiro e deve ser entregue até o dia 8 de março. “Vamos finalizar em tempo recorde. Para realizar uma peça desse porte seriam necessários pelo menos seis meses para que ficasse pronta. Estamos em ritmo acelerado, com seis pessoas na equipe”, complementa.

A 11ª Osterfest vai acontecer de 21 de março a 21 de abril no Centro Cultural de Pomerode. Além da Osterbaum e do Ovo Gigante, oficinas de pintura, brincadeiras típicas e outras atividades para crianças e adultos fazem parte da programação, que vai de quinta a domingo.

Posts relacionados

Top