Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Previsão do tempo

 

 

Foto: Eraldo Schnaider

 

Quarta-feira (18)

Blumenau – O deslocamento de uma frente fria no litoral catarinense associada a um cavado (área alongada de baixa pressão) no continente favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Essa condição de tempo vai permanecer a mesma até sábado.

De acordo com o monitoramento online do AlertaBlu das 9h15min, nas últimas 12h choveu em média 3,4 mm em Blumenau. As estações com maior índice pluviométrico foram o Jordão (8,6 mm); Velha Central / Nova Esperança (4,4 mm); Itoupavazinha (3,4 mm) e Glória/Vorstadt (3,2 mm) e Coripós / Parque Ramiro Ruediger / Vila Itoupava (2,8 mm).

A temperatura mínima hoje (18) foi registrada às 3h quando fez 19,4°C e a máxima não deve passar de 24°C. Neste momento (9h35) faz 19,3°C; o rio Itajaí-Açu está com 78 cm e a umidade relativa do ar em 93,2 %. Vento fraco de noroeste passando a leste/nordeste.

Santa Catarina – Tempo encoberto com chuva e risco de temporais isolados. Há previsão de descargas elétricas no decorrer do dia, especialmente do Planalto ao Litoral. Temperatura amena e sem grande variação, devido à cobertura de nuvens. Vento sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas. A frente fria que se desloca pelo estado afasta-se no final da tarde. Uma área alongada de baixa pressão (cavado) está sobre os litorais catarinense e paranaense no decorrer da tarde e noite.

 

Quinta-feira (19)

Blumenau – Um cavado mantém a condição de instabilidade e de chuva a qualquer momento do dia. A chuva vem em forma de pancadas com algumas trovoadas e de intensidade fraca a moderada. Temperatura mínima entre 15 e 17°C e máxima entre 20 e 22°C. Vento fraco de leste/sudeste.

Santa Catarina – Variação de nebulosidade, mais encoberto com chuva na maior parte do período especialmente da Grande Florianópolis ao norte do estado. No Litoral Sul a chuva concentra-se no período da tarde, com temperatura em elevação. Vento sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral. Sistema intensificação do cavado com formação de um sistema de baixa pressão com centro no litoral catarinense e norte gaúcho. Jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) sobre o estado.

 

Sexta-feira (20)

Blumenau – A formação de um novo cavado, mantém o tempo instável bem como favorece a condição para pancadas de chuva com trovoadas no decorrer do dia em Blumenau. A temperatura mínima varia entre 15 e 17°C e máxima de 21 a 23°C. Vento fraco a moderado de noroeste passando a leste/nordeste.

Santa Catarina – Muitas nuvens com chuva, devido às áreas de baixa pressão e passagem de uma nova frente fria. No final da tarde a chuva diminui no Oeste, principalmente em áreas próximas ao Rio Grande do Sul. A temperatura diminui, o vento sopra de sul a sudeste, com intensidade fraca a moderada e rajadas no Litoral.

 

Sábado (21)

Blumenau – Final de semana de tempo instável. Durante a madrugada, há condição para pancadas de chuva devido ao cavado ainda presente no estado. A medida que as áreas de instabilidade se afastam para o mar, a condição para chuva diminui. A temperaturas mínima e máxima variam entre 13°C e 21°C.

Santa Catarina – Chuva e muitas nuvens no estado ainda, principalmente pela manhã. No Litoral Norte céu encoberto com chuva na maior parte do dia, principalmente em áreas próximas do Paraná. Temperatura baixa na madrugada e manhã, com pequena elevação no decorre do dia devida a nebulosidade e à chuva, principalmente do Planalto ao Litoral. Vento sudeste, fraco a moderado com rajadas no Planalto e Litoral.

 

Domingo (22)

Blumenau – A circulação marítima favorece a presença de muitas nuvens e a condição para chuvisco fraco e isolado. As temperaturas devem ficar em torno de 14°C e 20°C.

Santa Catarina – Tempo com variação de nebulosidade na maior parte do estado, aberturas de sol do Oeste ao Planalto Sul e chuva ocasional nas demais regiões. O Litoral Norte deve ficar mais encoberto, com chuva por alguns momentos especialmente em áreas mais próximas do Paraná. Temperatura com mais elevação no Oeste e Meio Oeste e amena do Planalto ao Litoral devido à nebulosidade e à chuva. Vento sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Tendência para SC, entre 23 de setembro e 2 de outubro de 2019

Maior parte do período com variação de nebulosidade, com chuva mal distribuída devido a um cavado (área alongada de baixa pressão) no dia 25/09. No dia 24, a temperatura diminui em todas as regiões devido a uma massa de ar frio. Nos demais dias do período a temperatura fica amena a agradável, declinando mais no sul e leste de Santa Catarina.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

Top