Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Protestos em Blumenau e outras cidades do país contra o corte de verbas na educação

 

 

Foto: Marcos Fernandes / SBT SCC

 

Um grupo de manifestantes estava na frente da prefeitura de Blumenau no início da tarde desta quarta-feira (15/05/19), protestando contra a redução de verbas na educação. Os atos envolvendo estudantes, professores e servidores de universidades e institutos federais e estaduais acontecem em pelo menos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal (DF). Depois da prefeitura, os manifestantes foram em frente do Teatro Carlos Gomes.

Essa é a primeira grande manifestação que o governo enfrenta após o Ministério da Educação (MEC) anunciar o congelamento de recursos. Em Santa Catarina, também foram registrados atos em Florianópolis, Itajaí, Gaspar, São Francisco do Sul, Camboriú, Lages, Concórdia e Chapecó.

De acordo com as entidades de ensino, o corte afeta parte de seu funcionamento, porque atinge recursos que abrangem desde a educação infantil até a pós-graduação, com suspensão de bolsas de pesquisa oferecidas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Nas universidades federais, o bloqueio anunciado foi de 30% dos recursos destinados a gastos discricionários (como água, luz e serviços de manutenção).

Um exemplo é no Campus Blumenau do Instituto Federal Catarinense, onde segundo a administração, os bloqueios são de aproximadamente R$ 725 mil. Boa parte dessa verba custeia gastos correntes como energia elétrica, limpeza, vigilância, bolsas de ensino, pesquisa e extensão e vale-refeição (voltado a estudantes de baixa renda). Mas também envolve valores que seriam revertidos para investimento e capacitação de servidores.

 

 

Foto: Wellington Civiero/ NW Blumenau

 

Foto: Wellington Civiero/ NW Blumenau

 

Foto: Luiz Carlos Zimmermann

 

Foto: Luiz Carlos Zimmermann

Posts relacionados

Top