Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Saiba porque a reforma na pista de skate do Parque Ramiro teve que ser interrompida

 

A pista de skate do Parque Ramiro Ruediger estava fechada ao público desde o dia 12 de novembro para a troca da camada de granilite superior, que apresentava fissuras. Na retirada do material que seria substituído, foi constatado de que as camadas inferiores não estavam de acordo com o projeto original da construção da pista.

 

 

A administração municipal solicitou a interrupção dos trabalhos para averiguação adequada sobre a execução do projeto original e buscar uma solução permanente para os problemas encontrados. A obra começou a ser executada em 2008, no governo de João Paulo Kleinübing, por meio de processo licitatório Carta Convite 39/2008, e entregue no ano seguinte.

No projeto original constava que a indicação era de uma laje pré-moldada com viga de 8cm de altura, malha de aço e cobertura de concreto usinado de 4cm, camada de regularização de 2cm, e a camada de granilite de 1,5cm. Mas durante a retirada do granilite que seria substituído, não havia concreto usinado, seja em aspecto ou espessura. O material encontrado tem característica arenosa e espessura irregular, com medidas que variam entre 2 e 2,5cm.

 

 

“Há a suspeita de que foi utilizado material de qualidade inferior ao recomendado pelo projeto original. Para confirmar, ou não, esta suspeita, estamos providenciando a análise laboratorial do material presente na pista nesse momento”, explica Ricardo Stodieck, presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo e Lazer. O secretário diz também que será feita análise da base estrutural da pista, embora esta não apresente problemas aparentes.

Após a conclusão de todas as análises necessárias, e com base nestas, a secretaria apresentará proposta de medida resolutiva para a pista de skate. Segundo Stodieck, a medida pode ser de um aditivo no atual processo licitatório, onde seria solicitada a troca das camadas superiores da pista, ou, caso haja também problemas estruturais, a abertura de um novo processo licitatório.

“Tudo depende das análises. O nosso compromisso é dar andamento a todos os procedimentos com brevidade para podermos entregar essa obra concluída o quanto antes à comunidade”, afirma Stodieck.

 

Processo licitatório para a reforma da pista

O atual processo licitatório, na modalidade convite 2018/10, para a reforma da pista, foi finalizado no dia 20 de setembro, sendo contratada uma empresa especializada em obras dessa natureza, a Al Certa construtora e Incorporadora Eireli EPP. O objeto da licitação era a contratação empresa especializada para reforma da pista de Skate, com a troca da camada de granilite por uma camada de concreto resinado apropriado para acabamento. O valor adjudicado desta reforma foi de R$78 mil. A obra pôde ser iniciada apenas em novembro devido ao grande volume de chuvas do mês de outubro.

Confira o relatório técnico

 

Relatório-Tecnico_Reforma Pista Skate_29-11-18e

 

Com informações de Ana Matesco, da assessoria de imprensa da Parque Vila Germânica.

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top