​​Ação no sábado (16) alerta para os riscos do glaucoma, doença que pode levar à cegueira irreversível

 

Uma ação no Neumarkt Shopping vai alertar as pessoas sobre o glaucoma – doença assintomática, na maior parte dos casos, e a maior causadora de cegueira irremediável no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

No sábado (16/06/18), o Hospital dos Olhos estará oferecendo gratuitamente um exame oftalmológico, das 12h às 20h, em frente à Havan. A iniciativa faz parte das ações que a Sociedade Catarinense de Oftalmologia (SCO) promoveu durante o mês de maio. No dia 26 foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Devido à paralisação dos caminhoneiros em maio, a ação no Neumarkt foi transferida para o mês de junho.

Diferente da catarata, que pode ser revertida através de cirurgia, o glaucoma é uma doença silenciosa e de evolução lenta. “Se for diagnosticado no início, pode ser estabilizado. Mas se já estiver avançado, pode não ter solução”, explica o presidente da SCO, Dr. Ayrton Ramos. A doença se classifica como uma neuropatia óptica caracterizada pela perda progressiva do campo visual. “O paciente perde a visão periférica, mantendo somente a visão central. É como se enxergasse através de um tubo”, explica.

O glaucoma representa cerca de 12,3% dos casos de cegueira no mundo, segundo a OMS. No Brasil, a estimativa é de 1 milhão de casos. “A doença pode atingir pessoas de qualquer idade, mas a incidência é maior acima dos 40 anos de idade”, comenta Ramos. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), dos cerca de 1 milhão de glaucomatosos, metade ou mais não sabem que são portadores do glaucoma. “Quando a pessoa percebe algum sintoma, já perdeu 90% do seu nervo óptico”, revela Ramos.

O glaucoma é diagnosticado somente no exame de aferição da pressão do olho, realizado pelo oftalmologista. Quando o paciente percebe algum sintoma, o quadro já pode ser irreversível – por isso a importância de se fazer um acompanhamento preventivo constante. Para quem tem pessoas da família que sofrem da doença, as chances de se desenvolver o glaucoma aumentam em até sete vezes. Estima-se que até 2020 o glaucoma deverá atingir cerca de 80 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a OMS.

MITOS X VERDADES SOBRE O GLAUCOMA

O glaucoma pode levar à cegueira, se não tratado corretamente.

Verdade. Sem tratamento adequado, o paciente pode ficar completamente cego. São muitos casos, devido à baixa procura por atendimento especializado. Se for diagnosticado no início, o glaucoma pode ser estabilizado ou revertido. Mas se já estiver avançado, pode não ter solução.

Uma vez tratado, o paciente está curado do glaucoma.

Mito. A finalidade do tratamento do glaucoma é controlar a pressão intraocular para conter o avanço da doença. É feito com colírios e medicamentos ou cirurgias a laser. Quando o tratamento clínico não responde conforme o esperado, há a necessidade de cirurgia. A perda de campo visual é irreversível e a visão que é afetada em consequência do glaucoma não é recuperada.

Quanto mais idade, maior o risco de se desenvolver o glaucoma.

Verdade. A partir dos 40 anos, especialmente, o risco de sofrer com o glaucoma aumenta. Nesta fase, é muito importante consultar o oftalmologista regularmente, uma vez por ano.

O glaucoma pode atingir crianças.

Verdade. As crianças sofrem com um tipo específico de glaucoma, o congênito. O recém-nascido que tem a doença apresenta os olhos grandes e muito lacrimejantes. É a forma mais rara do glaucoma que, se não tratada, leva à cegueira. A doença pode atingir os bebês ou surgir mais tarde, até os três anos de idade.

O fator hereditário aumenta muito a chance de se ter o glaucoma.

Verdade. A presença de familiares de primeiro grau com glaucoma aumenta em 7 vezes a chance de se desenvolver a doença. Nestes casos, as consultas oftalmológicas têm ainda mais importância e os pacientes merecem cuidado redobrado.

Fonte: Associação Catarinense de Oftalmologia (SCO)

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top