Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

3º Festival da Primavera de Joinville terá orquídeas, cultura, arte e entretenimento

 

Fotos: Restaurante Casa do Capitão

Nos dias 29 e 30 de setembro, entre às 9h e 18h, acontece 3º Festival da Primavera de Joinville. No evento com entrada gratuita haverá orquídeas, arte, cultura, gastronomia e diversão para todos os estilos e idades.

O festival é uma realização da Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas – AJAO e do restaurante Casa do Capitão, e homenageia o período de floração da orquídea Cattleya intermedia, espécie nativa das regiões de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

 

Para os aficionados por flores, exposição e concurso de Orquídeas, com centenas de plantas cultivadas pelos associados da AJAO e orquidófilos convidados da região, Mercado de Plantas, com comercialização de orquídeas, flores, cactos, suculentas e plantas ornamentais. Também terá Oficinas de Cultivo, para quem quiser conhecer dicas de como cultivar as suas orquídeas.

No coreto do Parque da AJAO irão ocorrer apresentações artísticas e culturais para todas as idades, com música, dança, teatro, literatura, contação de histórias, exposição de arte, atividades de lazer e recreação para as crianças, além de atividades físicas como caminhada até o Mirante e aulão de zumba.

A gastronomia ficará por conta do restaurante Casa da Capitão (anexo à AJAO) que irá comercializar lanches e refeições. No período da manhã, café, bolos e cucas em porções individuais. No almoço, buffet livre com diversidade de saladas, pratos quentes e sobremesas. E à tarde, café com delícias doces e salgadas.

 

 

“Serão dois dias intensos com programação cultural que envolve exposições, poesia, música, dança e teatro. Um espetáculo dentro do 3º Festival da Primavera de Joinville. Além disso, é uma oportunidade de a comunidade prestigiar os artistas locais e aproveitar o fim de semana”, antecipa José Lopes, da Casa do Capitão.

De acordo com o presidente da AJAO, James Hasselmann, o 3º Festival da Primavera é uma oportunidade para o público desfrutar de um programa de lazer em contato com a natureza.

“Todos falam em qualidade de vida, pensando em profissão, atividades físicas e alimentação saudável, mas esquecem do contato com a natureza. No Festival da Primavera o público poderá apreciar as orquídeas em seu habitat natural, contemplar a área verde do nosso parque e aproveitar todas as atrações da programação”, afirma Hasselmann.

Confira a programação completa:

PROGRAMAÇÃO DE FLORES

EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS:
O público poderá apreciar as centenas de orquídeas cultivadas por orquidófilos da AJAO e de outras entidades da região. Grande diversidade de espécies, híbridos, cores e plantas.

CONCURSO DE ORQUÍDEAS:
As orquídeas em exposição serão avaliadas por comissão técnica da AJAO e serão eleitas as melhores plantas, em seis categorias diferentes: Híbrido, Dendrobium, Cattleya intermedia, Micro-orquídeas e Ornamentais. Os ganhadores serão presenteados com troféus.

MERCADO DE PLANTAS:
Durante o 3º Festival da Primavera, três estandes estarão comercializando orquídeas, plantas ornamentais, suculentas, cactos e flores de corte.

OFICINAS DE CULTIVO:
O público que desejar aprender quais são os cuidados básicos para o cultivo de orquídeas, poderão participar das Oficinas de Cultivo, que acontecerão no sábado (29/9), às 11 horas; e no domingo (30/9), às 14 horas. No conteúdo das oficinas, temas como regas (quando e com que periodicidade regar as plantas), replantio, identificação da luminosidade necessária para a planta e adubação. A Oficinas de Cultivo são gratuitas e têm uma hora de duração.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Sábado (29)

Visita à Exposição de Orquídeas das 9h às 18h

9h30 – Abertura oficial com a presença de autoridades e poesia de Rita de Cássia Alves; saxofone com Alex Fachini;
10h – Asas Macalossi;
10h30 – Contação de histórias com Alcione;
10h30 – Oficina de cultivo – AJAO
11 h – Banda do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville;
12h às 13h – Almoço com “Prática de Conjunto de Choro”, da Escola de Música Villa-Lobos (EMVL) da Casa da Cultura de Joinville;
14h – Oficina de Sambaterapia com Felícia Oliveira;
15h – Casa da Cultura – Apresentações de música, teatro, dança e artes plásticas;
17h30 – Encerramento com Aulão de Zumba da Academia Conexão Fitness;

Domingo (30)

Visita à exposição de Orquídeas das 09h às 18h

8h – “Caminhando” com Grupo Garra (concentração e subida ao Mirante);
9h45 – Aulão de Alongamento com Grupo Garra e sorteio de brindes;
10h15– Mello Band;
11h30 – Lançamento do Livro “Sobre os Jardins´´, com Beth Fontes;
12h – Apresentação de coreografia Mister e Miss Joinville (Asas, Miss SC)
12h30 – Mel Plenz e Eduarda Henklein, baterista mirim;
14h – Oficina de Cultivo de Orquídeas – AJAO;
15h – KinderBand bandoneonistas mirins;
16h – Dança Inclusiva – Instituto Cultural Ademar Cesar;
16h30 – Studio de Dança Dois Prá Lá Dois Prá Cá apresentação e aula (Salsa)
17h30 – Premiação das Orquídeas Campeãs e encerramento – AJAO.

EM SIMULTÂNEO

  • Bolhas gigantes de sabão, com Bruna Flor;
  • das 11h às 17h – Pintura em rosto para as crianças, com Salada Mista;
  • das 10h às 17h – Desafio das cestas com atletas de basquete de Joinville (premiação e brindes);
  • Espaço Kids, com Salada Mista;
  • Presença da Rainha e Princesas da 80ª Festa das Flores;
  • Café com cunha de manhã e à tarde – Restaurante Casa do Capitão;
  • Almoço com pratos típicos da culinária alemã – Restaurante Casa do Capitão;
  • Gastronomia diversificada – pão de batata, batata recheada, mini pizza, cachorro quente, pipoca e espetinho de chocolate – Restaurante Casa do Capitão;
  • Oficina da Podologia, com podóloga Vivian Lyra Podóloga;
  • Exposição “Flores”, das alunas do curso de Tapeçaria e Tecelagem, orientadas pela professora Luciane Sell da Silva, da Casa da Cultura de Joinville;
  • Painel de Primavera “Chalk Art” com Escrita Bonita, da educadora e poetisa Silvane Silva;
  • Exposição de fotografias “Luz, História e Emoção”, pelo olhar de Leo Waltrick;
  • Espaço “Agora Vai, Eu Caso”;
  • Confraria do Escritor.:

3º Festival da Primavera de Joinville
Data e horário: 29 e 30 de setembro, das 9 às 18 horas
Local: Parque da Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas – AJAO, localizado na Rua Saguaçu, 212, bairro Saguaçu.
Acesso gratuito

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top