A Greve dos ferroviários da Estrada de Ferro SC em 1945

 

Nesta terça-feira (2/5/17), Blumenau estava prestes a ter uma paralisação do transporte coletivo, mas no final administração municipal e o sindicato da categoria se acertaram. Por coincidência, a prefeitura divulgou em seu site o relato da a greve dos funcionários da Estrada de Ferro de Santa Catarina, em 1945.

Conforme relato do historiador Frederico Kilian, ela durou algumas semanas e causou incalculáveis prejuízos à economia do Vale do Itajaí. O fato lembra muito o ano de 2015, quando sucessivas greves por atraso no pagamento aos funcionários da empresa N. Senhora da Glória, que detinha quase 70% do transporte coletivo em Blumenau, causaram transtornos e prejuízos à cidade.

Na época, a greve dos ferroviários despertou a atenção dos poderes públicos e círculos econômicos, como também da população com a paralisação do tráfego. A imagem no início da matéria registra uma passeata dos funcionários na Rua XV de Novembro, Centro de Blumenau.

Na faixa levada pelos trabalhadores estava escrito “Democracia e Justiça, Estrada de Santa Catarina”. Lembrando que no final de 1945 terminou a 2º Guerra Mundial, um ano conturbado em todo mundo, inclusive no Brasil.

Fonte: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva/ Revista Blumenau em Cadernos, nº01, novembro de 1957.

O Blumenauense

Denúncias, problemas ou elogios? Nos escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top